RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79468

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BELARMINO. (Roberto) COMPENDIO DE DOUTRINA CHRISTÃA,

ESCRIPTA PELO EMINENTISSIMO ROBERTO BELLARMINO, DA COMPANHIA DE JESUS, Cardial da Santa Igreja de Roma, Por ordem do SS. Padre Clemente VIII. LISBOA. Na Offic. de Manoel Coelho Amado. ANNO M. DCC. LXXVII. [1777]. Com licença da Real Mesa Censoria.

In 8º de 15,5x10,5 cm. Com [xvi], 428 págs. Encadernação do século XIX com lombada e cantos em pele, com ferros a ouro e rótulo. Corte das folhas pintado de verde.

Folha de rosto ornamentada ao centro com florão decorativo. Impressão nítida, com caracteres redondos e alguns itálicos nos títulos correntes e nos títulos de capítulos, ornamentada com cabeções e iniciais decoradas. 

Exemplar com anotações manuscritas a lápis no interior da encadernação, com assinatura de posse do século XIX na folha de guarda de Antonio Joaquim dos Santos, com assinatura de posse coeva, parcialmente rasurada, na folha de rosto, com traços de pena e a rubrica Santos na página 428. Apresenta ainda anotação em letra coeva na folha de guarda posterior.  

Tradução muito rara desta obra de São Roberto Belarmino, que não é mencionada por Inocêncio e não está registada na  Porbase (base de dados de todas as bibliotecas portuguesas). 

O autor, além de traduzir a obra de S. Roberto Belarmino, enriquece esta obra com a tradução do Tratado dos Sete Sacramentos do mesmo autor e com muitas orações e meditações traduzidas de outros autores como o P. Pedro de Calatayud no seu Compendio Doutrinal e o Padre Fr. Manuel de Deus. 

Muito importante para a bibliografia das traduções portuguesas de Roberto Belarmino, para o estudo da aplicação do Concílio de Trento, do ensino da doutrina católica e das formas de vivência da religião no século XVIII.  

São Roberto Belarmino (Montepulciano, 4-10-1542 - Roma, 17-09-1621) entrou para a Companhia de Jesus em 1560 e depois de estudar na Universidade de Pádua e na Universidade de Leuven até 1569, onde ficou a leccionar até 1576. Cardeal em 1589, Arcebispo de Cápua em 1602, Bispo de Montepulciano. Foi um dos maiores teólogos dos séculos XVI e XVII, tudo fez para colocar em prática os ensinamentos do Concílio de Trento e participou no processo de Galileu com uma posição moderada. Foi beatificado em 13 de Maio de 1923,cCanonizado em 29 de Junho de 1930 e declarado Doutor da Igreja em 1931, tudo por decisão do Papa Pio XI, sendo a sua memória celebrada a 17 de Setembro. Desde pelo menos 1614 e até aos nossos dias as suas obras conheceram grande número de traduções para português.        


Temáticas

Referência: 1910PG029
Local: I-7-H-8

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters