RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LÍPSIO. (Justo) OPERA OMNIA, [TOMUS SECUNDUS.]

IVSTI LIPSI V. C. OPERA OMNIA, Postremvm ab Ipso Avcta et Recensita: Nvnc Primvm Copioso Rervm Indice Illvstrata. TOMUS SECUNDUS. ANTVERPIAE, EX OFFICINA PLANTINIANA BALTHASARIS MORETI. M. DC. XXXVII. [1637]. Cum Priuilegiis Caesareo & Principum Belgarum.

In fól. de 40,8x26,7 cm. Com 542, [ii] págs. Encadernação em pergaminho com nervos, rótulo vermelho com o títulos gravado a ouro e com ferros a seco na lombada e nas pastas, onde forma um belo florão decorativo no centro enquadrado por esquadria dupla uma delas com dois filetes. Cortes das folhas carminados.

Impressão muito nítida sobre papel de linho, com caracteres redondos e itálicos (estes em índices, citações de textos latinos e em caracteres gregos), com o texto disposto a duas colunas.

A folha de rosto está adornada com a marca do impressor enquadrada por uma bela composição arquitectónica com duas figuras que se referem ao respectivo mote: Labore (Hércules do lado esquerdo)  et Constantia (representada por uma figura feminina do lado direito). O texto está adornado por iniciais decoradas com motivos vegetalistas, belos florões de remate, por vezes, com a marca do impressor ao centro, como na página 8 do segundo volume.

Apesar de ser apenas o volume segundo de um conjunto de quatro, é muito raro e importante para o estudo deste autor fundamental do humanismo da segunda metade do século XVI, que exerceu uma grande influência em toda a Europa.

Nele está incluido um vasto conjunto de mil cartas escritas por Justo Lípsio, algumas delas dirigidas a portugueses,

Justo Lípsio era muito admirado por D. Francisco Manuel de Melo que o incluiu como seu interlocutor na notável obra de crítica literária que é o Hospital das Letras.

O volume segundo contém mil cartas de Justo Lípsio organizadas em conjuntos de cem, sendo os primeiros cinco centúrias de miscelânea, uma centúria de cartas dirigidas a italianos, portugueses e espanhóis, uma centúria de cartas enviadas a franceses e alemães e três centúrias de cartas remetidas a belgas.

As cartas enviadas a portugueses incluem cartas a Manuel Correia, editor dos Lusíadas, Lopo Soares, Bispo de Portalegre e Nuno Mendonça.

Joost Lips, Justus Lipsius. (Overijse, Ducado de Brabante, actual Bélgica 1547 - Lovaina 1606) filólogo e humanista flamengo. Professor de história na Universidade de Leiden, na Universidade de Jena e na Universidade de Lovaina. Foi autor de um conjunto de obras em que pretendia harmonizar o Estoicismo com o Cristianismo dando lugar à corrente conhecida como Neoestoicismo. Uma das partes mais importantes da sua obra é o conjunto de cartas que escreveu a um grande número de pessoas ilustres, pelo saber e pelas funções que desempenhavam, de toda a Europa.

USTC 1511287, Vol. II.  

USTC 1003310 - Obra Completa com os quatro volumes


Temáticas

Referência: 2006PG103
Local: M-11-A-56


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters