RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TRACY. (Conde de) COMMENTARIOS DO CONDE DE TRACY AO ESPIRITO DAS LEIS DE MONTESQUIEU.

Seguidos d'uma memoria sobre a questão Quaes são os meios de fundar a moral d'um Povo? Escripta pelo Mesmo Autor dos Commentarios: Traduzidos Por J. A. Nogueira. Lisboa: Typ. de M. J. Coelho. 1841.

In 8º de 19,4x12,4 cm. Com 363, [iii], 36 págs. Encadernação da época com a lombada em pele e com ferros a ouro.

Exemplar com cota alfanumérica em letra coeva manuscrita no verso da folha em branco antes da folha de rosto.  

Joaquim António Nogueira (Beja, 1790 - Lisboa, 1851) foi Secretário-geral nos distritos de Beja, Faro e Portalegre entre 1836 e 1839. Era um liberal adepto do Setembrismo, com posições políticas muito extremistas, que expõe nas suas obras. Uma delas, O Contágio sagrado, ou História Natural da Superstição, publicada sem o nome do tradutor, foi condenada por abuso de liberdade de imprensa pelo tribunal de Lisboa, que mandou suprimir e arrestar todos os exemplares. No entanto, os editores continuaram a vender alguns com uma folha de rosto diferente, dando a obra como impressa em Madrid.  

Escreveu e traduziu as seguintes obras: O Contágio sagrado, ou História Natural da Superstição. Traduzido do francez. Lisboa, Typ. Lisbonense 1839; Justificação de Joaquim Antonio Nogueira contra as invectivas e perseguições de seus inimigos politicos. Lisboa, Typ. da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Uteis 1841; Motivos da discordia geral do mundo. Lições politico-moraes, e conselhos practicos para resistir á tyrannia dos dynastas. Lisboa, Typ. de Manuel de Jesus Coelho 1842; Catão portuguez, ou Cathecismo constitucional. Lisboa, na mesma Tipografia. 1845. Estas duas últimas foram publicadas só com as iniciais do nome do autor J. A. N.

Antoine-Louis-Claude Destutt, Conde de Tracy (Paris, 1754 - 1836) foi um filósofo, político e militar de carreira francês e líder da escola filosófica dos ideólogos. Foi o criador do termo - ideologia. Aderiu à Revolução Francesa e foi deputado. Durante o regime de Napoleão Bonaparte viveu exilado em Bruxelas onde publicou a sua obra - Eléments D'Ideologie (1801-1815), em 4 volumes, onde postulou a fundação de um original campo de estudos destinado a formar a base de todas as ciências: a ciência das ideias. O ensino das suas ideias foi proíbido em 1812 por Bonaparte. O Conde de Tracy influenciou outros pensadores e escritores como Auguste Comte, Stendhal e Sainte-Beuve.     

Inocêncio IV, 66 e XII, 11.  


Temáticas

Referência: 2105PG005
Local: I-40-B-43


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters