RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PINA E DE MELO. (Francisco de) BALANÇA INTELLECTUAL,

Em que se pezava o merecimento do Verdadeiro Methodo de Estudar; que ao illustrissimo Senhor MARQUEZ DE ABRANTES offerece FRANCISCO DE PINA E DE MELLO, Moço Fidalgo da Casa Real, e Academico da Academia Real. Lisboa: Na Officina de Manoel da Silva, M.D.CC.L.II [1752]. Com as licenças necessarias, e priv. Real.

In 4º de 21x15cm. Com [viii], 238, [ii] págs. Encadernação da época inteira de pele, com nervos, etiqueta e elaborados ferros a ouro na lombada. Cortes das folhas mosqueado.

Exemplar ligeiramente manuseado, com mancha de humidade desvanecida no topo das páginas junto ao festo, sem afectar a mancha gráfica, vestígios de traça no canto superior das páginas 171 a 193, com restauro grosseiro (coevo).   

Impresso em caracteres redondos e alguns itálicos para as citações sobre papel de linho.

As páginas preliminares contêm uma introdução com o título: Preparação da balança; as duas últimas páginas sem numeração incluem Advertência à Impressão e erratas, apresentando a última um reclamo (LICEN-), mas o exemplar está completo. Ver exemplar digital na BNP, que apresenta exactamente o mesmo reclamo sem que se sigam páginas de licenças, assim como o exemplar de Azevedo Samodães. 

Segundo Inocêncio, a obra teve a infelicidade de desagradar a ambos os partidos, dado que aponta, carta a carta, defeitos e qualidades ao Verdadeiro Método de Estudar de Verney.

Francisco de Pina e de Melo. (Montemor-o-Velho, 1695 - 1773) foi um dos mais influentes e notáveis escritores do século XVIII, com uma vasta obra em prosa e verso de elevada qualidade. Visitou a França em 1753 e 1754 e esteve preso em 1763, por ordem do Marquês de Pombal. Devido  a ter meios de fortuna e à sua paixão pelo saber, dedicou toda a vida à leitura e a trabalhos literários. É um notável poeta com um estilo barroco tardio, influências do classicismo francês e características do que viria a ser o pré romantismo. 

Ref.: Machado IV, 141. Inocêncio I, 168; III, 36; V, 224; VI 248. Azevedo e Samodães, 2467. Andrade (Bibliografia verneiana), 44. 


Temáticas

Referência: 2107AD052
Local: M-3-B-48


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters