RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79705

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTOS. (José dos) CATÁLOGO DA NOTÁVEL E PRECIOSA LIVRARIA QUE FOI DO ILUSTRE BIBLIÓFILO CONIMBRICENSE CONDE DO AMEAL (JOÃO CORREIA AIRES DE CAMPOS).

Redigido por José dos Santos (Na parte dos livros impressos). Com uma introdução pelo erudito escritor Sr. Gustavo de Matos. Na qual há de ser vendida em leilão no dia 31 de Março próximo e dias seguintes, no largo do Calhariz, n.º 17-1.º (Edifício do Jornal "A Lucta"). Sob a direcção de João Vicente da Silva Coelho. Tip. da Sociedade de Papelaria. Porto. MCMXXIV [1924].

De 27,5x19 cm. Com [xi], 774 págs. Encadernação com a lombada e os cantos em pele, nervos e ferros a ouro na lombada, corte das folhas carminado à cabeça. Ilustrado com frontispício das crónicas do Conde.

Exemplar preserva as capas de brochura, com leves sinais de desgaste na lombada e nos cantos das pastas, manchas de acidez nas folhas de guarda e capas de brochura, ex-libris de Victoria Avila Perez no verso da capa de brochura anterior.

José dos Santos, (Pombal, 1881 – Lisboa, 1900?), de nome completo J. dos S. Pego. Aos sete anos mudou-se a Lisboa com o seu irmão Manuel dos Santos Pego, e para ajudar a mãe trabalhou numa oficina como a prediz de carpintaria entre outros. Mais tarde montou uma modesta casa de refrescos, na Praça do Príncipe Real construiu um estabelecimento e deus sociedade ao seu irmão. Começou um negócio de livros comprando nos alfarrabistas lisboetas Mano João, do Mercado de S. Bento e Silva, da Travessa da Palmeira, alguns dos quais haviam pertencidos a Alexandre Herculano, estabelecendo se com uma livraria. Em 1909 fundou a Livraria Lusitana, encorajado pelo General e professor Cândido Xavier e deus sociedade ao seu irmão Manuel, até que em 1914 sai da sociedade para fundar uma nova livraria que pôs o seu nome.

Da sua atividade bibliográfica registamos 19 catálogos da Livraria Lusitana, sendo os treze primeiros de 1910 a 1916 numerados seguidamente de 1 a 13; um intitulado: Arquivo Bibliográfico (dois tomos; 1915-1916); outro: catálogo extraordinário (1929; dois vols.); e ainda outro: catálogo de livros raros de séc. XV a XX(1937-1938, dois vols.); 23 catálogos de livrarias particulares destinados a vendas leiloadas, dentre os quais destacaremos, por ordem cronológica de publicidade, os: Monteverde, 1912; Rodrigo Veloso (dois vols.) 1914-1916; Bertrand, 1918; Azevedo-Samodães (dois vols.), 1912-1922; Ameal, 1924; Pedro de Azevedo, 1929; Vítor Ribeiro, 1931; D. José Pessanha, 1933, Dr. Carlos doa Santos, 1936 e Camiliana (descrição mais importante e valiosa) do autor, 1939. O Catálogo Monteverde é prefaciado pelo dr. Teófilo Braga; o Catálogo dr. RodrigoVeloso por Henriques Marques; o Catálogo Azevedo-Samodães, por Anselmo Braamcamp Freire; o Catálogo Ameal, por Gustavo de Matos Sequeira; o Catálogo Pedro de Azevedo, por dr. António Baião; o Catálogo D. José Pessanha, por Matos Sequeira, que prefaciou ainda o Catálogo Dr. Carlos dos Santos.

 

 

 

 

 


Temáticas

Referência: 2310MA100
Local: SACO NM007-09


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters