RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 98304

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PLANO DIRECTOR DE URBANIZAÇÃO DE LISBOA 1948. [MAPA]

Câmara Municipal de Lisboa. 1948.

Mapa oblongo de 35x58 cm. 1 folha, impressa só pela frente. Ilustrado com mapa a cor da região urbana de Lisboa.

Mapa do Plano Director de Urbanização de Lisboa surge após em 1938 a Câmara Municipal de Lisboa, sob a presidência de Duarte José Pacheco (São Clemente, Loulé, 1900 – Setúbal, 1943), contratar o arquiteto-urbanista Étienne de Gröer que, juntamente com os serviços técnicos municipais, definiu as grandes linhas de desenvolvimento da cidade. Em 1948 foi concluído e aprovado o plano diretor de urbanização da cidade de Lisboa e a respectiva legislação urbanística, pela Câmara Municipal de Lisboa, sobre a Direcção de Álvaro Salvação Barreto. 

O principal instrumento do plano foi o zonamento, dividindo o espaço em áreas com diferentes usos, às quais se aplicava legislação específica. As principais linhas de força do plano foram: Criação de uma rede viária radio-concêntrica a partir de um eixo constituído pela Av. A. Augusto de Aguiar e o seu prolongamento até à estrada Lisboa-Porto; Criar uma zona industrial na zona oriental da cidade, associada ao porto; Organizar densidades populacionais decrescentes do centro para a periferia; Criar um parque em Monsanto com cerca de 900ha, e uma zona verde em torno da cidade que incluiria o Parque de Monsanto e que se prolongaria pela várzea de Loures até ao Tejo; Construir um aeroporto internacional na parte norte da cidade; Construir uma ponte sobre o Tejo no Poço do Bispo-Montijo, ligada a uma das circulares. 

Étienne de Groër (Varsóvia, 1882 — Nice, 1974) foi um arquiteto urbanista suiço que trabalhou em Portugal no século XX, contratado pela Câmara Municipal de Lisboa, prestar serviço como consultor-técnico urbanista. Para além do trabalho desenvolvido na cidade de Lisboa, foi também responsável por estudos arquitectónicos para outras cidades portuguesas, como Abrantes, Beja, Braga, Évora, Moscavide, Sintra e Vila Franca de Xira.

Ref.: 
Câmara Municipal de Lisboa, Planeamento Urbano. 

Arquivo Municipal de Lisboa, Plano de classificação.


Temáticas

Referência: 2512RS153
Local: SACO RS780-05


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters