RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RELAÇÃO DO DESCOBRIMENTO DA FLORIDA.

[in] COLLECÇÃO DE OPUSCULOS REIMPRESSOS RELATIVOS Á HISTORIA DAS NAVEGAÇÕES, VIAGENS, E CONQUISTAS DOS PORTUGUEZES. PUBLICADA PELA ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS. [no] TOMO I. LISBOA. NA TYPOGRAFIA DA MESMA ACADEMIA. 1844.

De 21x15 cm. Com [vi], xii, 139, [ix] págs.

Brochado. Deve ser encadernado.

Impressão muito nítida sobre papel de linho de elevada qualidade.

Exemplar com carimbos oleográficos nas margens de algumas folhas.

Contém valioso prólogo de Joaquim José da Costa de Macedo, que estuda pormenorizadamente a obra e a participação dos fidalgos portugueses de Évora nesta expedição e a transcrição do texto da 1ª edição de 1577 de autor anónimo português. As folhas finais contêm o índice dos capítulos e extensas erratas.

Relato da expedição comandada por Hernando de Soto, e, depois da sua morte, por Luís de Moscoso, que percorreu durante três anos uma extensão incrível dos territórios meridionais da América do Norte que hoje pertencem aos estados da Florida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul, Alabama, Arkansas, Oklahoma, Mississipi e Texas.

Luís de Albuquerque considera-o 'livro de inestimável valor (...) o seu relato é por vezes muito mais rico que o de Garcilaso de la Vega, El Inca, a propósito de tudo o que diz respeito às terras visitadas e à vida dos ameríndios com que tiveram contactos, ou seja, sobre o que dizia respeito à geografia física e à geografia humana. No mesmo sentido é de notar que (...) ele não deixa de condenar, ainda que de modo indirecto, a tirania exercida por Soto sobre os indígenas.'

Fonte muito importante para o estudo da contribuição portuguesa para o descobrimento da América do Norte.

[Inocêncio II, 88 e 89; XII, 80; VII, 77, XIV, 315]

Obra com a reedição, respeitando o texto e a ortografia da edição princeps impressa por André de Burgos, em Évora, no ano de 1557, com o título: RELAÇÃO VERDADEIRA DOS TRABALHOS ~q ho gouernador dõ Fernãdo de Souto e certos fidalgos portugueses passarom no descobrim~eto da prouincia da Frolida. Agora nouam~ete feita per h~u fidalgo Delvas. Foy vista por ho señor inquisidor. - E no fim diz: Foy impressa esta relaçam do descobrimento da Frolida em casa de andree de Burgos... Acabouse aos dez dias de Febreiro do anno de mil e quinhentos e cincoenta e sete annos, na nobre e sempre leal cidade de Euora. - 8.º de 180 folhas numeradas por uma só face. Caracter semi-gothico.

Os exemplares d'este livro são mais que raros; e apenas se conhece hoje a existencia de um, que se conservava na Livraria das Necessidades em 1843, e hoje deve achar-se na Bibliotheca Real d'Ajuda, para a qual os livros d'aquella foram removidos ha poucos annos. Barbosa Machado não viu por certo algum exemplar, aliás não apresentaria a inexacta descripção que d'esta obra offerece no tomo IV da Bibl., a pag. 121, attribuindo até a composição d'ella a Fernando de Souto, que pelo contexto se conhece claramente não ter sido seu auctor. Foi traduzida em francez, e sahiu com o titulo seguinte: Histoire de la conquête de la Floride par les espagnols sous Ferdinand de Soto: écrite en portugais par un gentilhomme de la ville d'Elvas; traduite par M. C. D. (Citry de la Guette). Paris, 1688. Ha tambem uma versão ingleza, que se imprimiu em Londres, 1686. 8.º.

Esta Relação acha-se hoje reimpressa, e fórma o tomo I n.º 1.º da Collecção de opusculos reimpressos relativos á historia das navegações, viagens e conquistas dos portuguezes, publicada pela Academia Real das Sciencias. Lisboa, 1844. 4.º de XII-139 pag., sem contar as do indice final. Começara-se a fazer esta reimpressão por um exemplar mutilado, ao qual faltava a maior parte do texto comprehendido entre a pag. 73 e 81. Entretanto, o sr. Figanière tendo achado na livraria das Necessidades o exemplar alli existente (do qual deu uma descripção assaz minuciosa na sua Bibliogr. Historica, n.º 876), fez attentar n'esta inconveniencia, resultando que esse exemplar fosse confiado á Academia, para servir no resto da reimpressão, que por este modo sahiu exacta e completa'.

Referência: 0901JC008
Local: SACO MISERICÓRDIA 03


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters