RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



QUIRINO DA FONSECA. (Henrique) DIÁRIOS DA NAVEGAÇÃO DA CARREIRA DA ÍNDIA

nos anos de 1595, 1596, 1597, 1600 e 1603. Manuscrito da Academia das Ciências de Lisboa publicado por ordem da mesma Academia sob a direcção de... Seu sócio correspondente. Academia das Ciências de Lisboa. Lisboa. 1938. De 29x23 cm. Com XLV, 368 págs. Brochado.

Exemplar com picos de humidade nas capas de brochura, vestígio de selo e cota bibliográfica sobre a folha de rosto.

Obra de grande interesse para o estudo da Carreira da Índia e para o aferimento do grau de instrução técnica e literária dos pilotos dos séculos XVI e XVII, apresentando a transcrição do códice registado na Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa com a marca 128 azul, constituído por 268 folhas, e que compreende cópias feitas em princípio do século XVII dos diários redigidos pelos pilotos de seis viagens de naus portuguesas da Carreira da Índia, efectuadas de 1595 a 1603.

Contém um extenso e fundamentado estudo introdutório a respeito do códice, a que se segue a reprodução dos textos, com todas as suas irregularidades ortográficas e de sentido e omissões. A ordem porque esses diários se compreendem no códice é a seguinte: Diário de Navegação da nau «S. Martinho», capitaneada por Cristóvão de Sequeira de Alvarenga, em viagem para a Índia, no ano de 1597, por oeste da ilha de S. Lourenço, ou chamada por dentro; Diário da navegação da nau «Santa Maria do Castelo», em viagem de Goa para Portugal, no ano de 1597, por oeste da ilha de S. Lourenço, ou chamada, por dentro. Nesta nau, cujo piloto foi Gaspar Ferreira, embarcou o capitão-mor D. Afonso de Noronha; Diário da navegação da nau «Nossa Senhora da Conceição», capitaneada por Antonio Pereira Pinto e em viagem de Cochim para Portugal, no ano de 1600, por leste da Ilha de S. Lourenço, ou chamada, por fora; Diário de navegação da nau «S. Mateus», capitaneada por Pero de Almeida e Cabral, em viagem do Cabo da Boa Esperança para Goa, no ano de 1603, por leste da Ilha de S. Lourenço, ou chamada por fora; Diário da nau «S. Pantalião», capitaneada por Gaspar Ferreira, em viagem para a Índia, no ano de 1595, por oeste da Ilha de S. Lourenço, ou por dentro; Finalmente, Diário da navegação da nau «S. Pantalião», capitaneada por João Pais Freire, da Índia para Portugal, no ano de 1596, por leste da ilha de S. Lourenço, ou chamada por fora.

Apresenta apensos: Os cálculos de variação da agulha, indispensáveis para a rectificação da posição do navio, com os valores obtidos para as primeira, quinta e sexta viagens; Considerações a respeito da ortografia do códice; Anotações sobre diversos vocábulos incluídos no texto; E índices dos nomes próprios de indivíduos, de navios, e nomes geográficos.

Constitui uma fonte de valor inestimável para ajuizar sobre a competência dos pilotos, particularmente de Gaspar Ferreira, afamado piloto e roteirista cujos manuscritos constituem testemunho directo da sua palpitante actividade profissional.

Referência: 0903NM052
Local: I-19-A-8


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters