RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GOMES MARQUES. (Mário) MOEDAS DE D. FERNANDO.

Lisboa. 1978.

De 25x18 cm. Com 263, 54 págs. Ilustrado no texto com mapas e quadros e em extra-texto, sobre papel couché, reproduzindo os anversos e reversos de moedas medievais. Brochado.

Estudo notável sobre o sistema monetário adoptado por D. Fernando I e as sucessivas modificações a que este esteve sujeito durante o seu reinado, fornecendo elementos indispensáveis para o estudo da história económica medieval de Portugal e de alguns dos factores determinantes da crise de finais do século XIV.

O autor expõe na obra os resultados das suas pesquisas directas com os numismas da época, antecedidos de uma resenha breve dos principais acontecimentos que ocorreram entre 18 de Janeiro de 1367 e 22 de Outubro de 1383 e de um bosquejo sobre casas da moeda peninsulares.

Atendendo a diversidade de espécies analisadas pelo autor, indicamos, abaixo, as moedas por este estudadas: Dobras e meias dobras; Gentis; Reais e Meios Reais de Prata; Fortes e Meios Fortes; Reais e Meios Reais Brancos; Torneses e Meios Torneses de Cruz, Busto e atípicos; Barbudas e Fracções de Barbuda; Graves; Pilartes; Dinheiros; Símbolos Monetários. Seguem-se-lhes um catálogo de variantes, uma cronologia e cursos legais das moedas apontadas.

Contém apensas transcrições das principais fontes consultadas pelo autor e bibliografia.

Referência: 0903NM199
Local: I-37-I-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters