RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COSTA. (Afonso) ESTUDOS DE ECONOMIA NACIONAL

I. O problema da emigração. Por Affonso Costa. Dissertação de consurso à cadeira de Economia Politica na Escola Polytechnica de Lisboa. Edição do autor. Imprensa Nacional. Lisboa.1911.

De 21,5x15,5 cm. com 188 págs.

Ilustrado com 40 quadros estatísticos. Brochado.

Obra estruturada em 5 capítulos: 1º Evolução e estado actual da emigração; 2º Movimento migratório de Portugal; 3º Causas e effeitos da emigração; 4º Intervenção do Estado no phenomeno migratório; e 5º Regulamentação da emigração portuguesa.

Trabalho muito interessante sobre um tema de grande complexidade e actualidade.

O autor afirma que a sua obra se integra: «numa aspiração definida dos melhores escritores e homens de Estado para a constituição de uma legislação internacional, que nos seus princípios fundamentaes garanta e regule o facto da transfusão de uns noutros povos como inherente aos direitos da natureza humana e da sociedade universal.»

Declara ainda: «Proponho-me, não só chamar a attenção dos que se interessam pela economia pública para uma questão de que depende a vida da Nação, mas demonstrar que ella não se resolve por meios empíricos, e sim scientificamente, com base na viva realidade dos factos. Ao mesmo tempo desejo indicar a evolução futura, que a emigração naturalmente seguirá em Portugal, desde que o Estado, dentro da sua limitada esfera de acção, cumpra o dever de assistência em relação aos emigrantes, e exerça a funcção de coordenação e impulso das forças económicas nacionaes de modo a produzir rapidamente um melhoramento sensível nas condições de vida das classes populares.»

Referência: 0905NM022
Local: I-33-B-6


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters