RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PERES. (Damião) VIAGENS DE LUIS DE CADAMOSTO E DE PEDRO DE SINTRA.

Prefácio e notas históricas pelo académico de número Damião Peres. Academia Portuguesa de História. Lisboa. MCMXLVIII (1948).

De 26x20 cm. Com 208 pags. Brochado.

Exemplar por abrir e aparar e com ex-libris.

Edição comemorativa do 5º centenário do descobrimento da Guiné, elaborada e publicada a expensas do Ministério das Colónias. Reimpressão na língua original e tradução para português dos escritos de Cadamosto, impressos pela primeira vez em 1507, na obra intitulada Paesi nuovamenti ritrovati et Novo Mondo da Alberico Vesputio florentino intitulato. Primeira parte, texto em italiano, segunda parte tradução portuguesa, seguida de notas históricas por Damião Peres, indíce onomástico e colocação das estampas.

Os relatos das viagens de Alvise Cadamosto (Veneza, 1432 — Veneza, 1488), também conhecido por Alvide da Ca" da Mosto e na literatura lusófona por Luís Cadamosto ou Luiz Cadamosto, realizadas em 1455 e 1456, em que ao serviço da coroa portuguesa explorou a costa ocidental da África, sendo-lhe creditado o descobrimento de algumas das ilhas de Cabo Verde e a exploração da foz do rio Gâmbia e costa adjacente, incluindo o arquipélago dos Bijagós. São, de acordo com Damião Peres, importante fonte de estudo sobre a Guiné pois a crónica de Zurara não abrange factos posteriores a 1447, devendo, no entanto, ser alvo de utilização cautelosa, pois nela existem dados cronológicos errados que demostram inexactidão ou desconhecimento do navegador veneziano sobre a cronologia dos descobrimentos portugueses.

Pedro de Sintra ou Pêro de Sintra foi um navegador português (ao que se sabe originário de Lagos) que ao serviço do infante D. Henrique explorou o litoral africano, onde acabou por achar a Serra Leoa e a Libéria, em 1460. Navegou ainda sob as ordens dos reis D. Afonso V e D. João II até ao momento da sua morte que, segundo se julga, terá ocorrido na região da Guiné, em 1484.

Referência: 0906NM101
Local: I-33-B-55


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters