RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SILVA TAROUCA. (Carlos da) CRÓNICAS DOS SETE PRIMEIROS REIS DE PORTUGAL.

Edição crítica por… S.J., académico de número. Academia Portuguesa de História. Lisboa. MCMLII – MCMLIII (1952 – 1953). 

Obra em 3 volumes de 26x20 cm. com xxii, 291, 372 e 211 págs. Brochado.

Ilustrado com facsimiles de páginas dos manuscritos originais, transcritos por Carlos da Silva Tarouca. O terceiro volume é inteiramente ocupado por valiosos intrumentos de consulta: glossário, índice do glossário e índice onomástico.

Edição crítica do manuscrito do códice Nº 965 da Biblioteca da Casa Cadaval, que contem as crónicas dos reis de Portugal desde o Conde D. Henrique até D. Afonso IV, cópias datadas de fins do Século XV (1499). Os textos têm interpolações de Duarte Galvão e de Rui de Pina.

Silva Tarouca  regista em notas de pé de página as variantes em relação a este texto contidas no Códice 886 da Biblioteca Municipal do Porto, editado em 1945, por Magalhães Basto com o título «Crónica de Cinco Reis de Portugal» e defende, ainda que com dúvidas, que estas serão as crónicas escritas originalmente por Fernão Lopes a pedido de D. Duarte que terão ficado manuscritas na Chancelaria Real e sido usadas pelos sucessores de Fernão Lopes no cargo de Cronista Real.

Fonte muito importante e valiosa para o estudo da história de Portugal durante a Idade Média e também para o estudo da complexa questão da autoria das crónicas dos primeiros Reis e da biografia de Fernão Lopes. 

      

Referência: 0906NM245
Local: I-65-E-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters