RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SALDANHA. (António de) CRÓNICA DE ALMANÇOR, SULTÃO DE MARROCOS/CHRONIQUE D’AL-MANSOUR, SULTAN DU MAROC (1578-1603)

Por... Estudo crítico, introdução e notas por António Dias Farinha, professor catedrático de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tradução francesa por Léon Bourdon, Professor na Sorbonne e director do Instituto de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Paris. Instituto de Investigação Científica Tropical. Ministério da Ciência e Tecnologia. Lisboa. 1997.

De 28x20 cm. Com [cxv], 773 págs. Ilustrado.

Encadernação do editor com sobrecapa de protecção.

Edição bilingue Português-Francês.

“Este livro tem por base a edição de um códice que relata muitos dos acontecimentos ocorridos em Marrocos durante o reinado do famoso sultão Mulei Ahmede Almançor (1578-1603), que subiu ao trono após a batalha de Alcácer-Quibir.

O texto foi conservado em dois manuscritos anónimos e sem título, o mais importante dos quais se encontra na Biblioteca Nacional de Lisboa, e o segundo no arquivo da Casa do Cadaval em Muge. O primeiro códice foi coligido por um secretário a partir dos apontamentos guardados pelo Autor quando se encontrava cativo em Marrocos e foi revisto por ele, com correcções e aditamentos da sua própria mão. O segundo códice é uma cópia do anterior, com alguns erros porque o copista, tal como o secretário, desconhecia os vocábulos de origem àrabe e berbere transcritos pelo Autor e por ele corrigidos, em letra de difícil leitura, à margem do primeiro manuscrito.

Após estudo de numerosos documentos dos arquivos portugueses e de fontes de origem marroquina e espanhola, pôde concluir-se que o texto original foi escrito por António de Saldanha, um fidalgo português que servia em Tânger no tempo em que seu pai Aires de Saldanha, era governador daquela cidade.

O jovem fidalgo foi aprisionado durante um combate em território marroquino no ano de 1592 e levado para Marraquexe, onde então se encontrava a corte do Xarife. Permaneceu cativo até 1606, data em que foi resgatado graças à intervenção de Anthony Sherley, o famoso aventureiro inglês, autor do livro «Peso Politico de todo el Mundo».” (DIAS FARINHA, António. Prefácio. In: CRÓNICA DE ALMANÇOR, SULTÃO DE MARROCOS. Lisboa: IICT. 1997.)


Temáticas

Referência: 0908NM162
Local: I-26-D-11

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters