RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DELORME COLAÇO. (José Maria) GALLERIA DOS VICE-REIS, E GOVERNADORES DA INDIA PORTUGUEZA.

Dedicada aos illustres descendentes de taes heroes por... Cavaleiro da Ordem Militar de S. Fernando de 1ª Classe, da americana de Isabel a Catholica, e Capitam de infantaria ajudante d"ordens do Exmo. Barão do Candal, Governador Geral dos Estados da India. Em 1839 e 1840. Typographia de A. S. Coelho. Lisboa. 1841.

In fólio de 27x18 cm.

Encadernação com lombada e cantos em pele, lavrada com finos ferros a ouro.

Ilustrado com 18 litografias, impressas na Litografia de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa.

Exemplar apenas aparado à cabeça (com este corte carminado) e com ex-libris armoriado de Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas.

Esta Galeria, segundo o autor refere em cólofon, é formada pela cópia exacta e minuciosa dos grandes quadros com 8 pés de alto e 4 pés de largo, que existem nas salas do Palácio do Governo em Panguim, na Índia, acompanhada de um resumo histórico em rodapé sobre os factos mais notáveis de cada vice-rei e governador.

Inocêncio V, 33 e XIII, 93: José Maria Delorme Colaço, nasceu pelos annos de 1815, parte activa por elle tomada nas luctas politicas do paiz, mormente na de 1846 e 1847, em que serviu sob as bandeiras da Junta do Porto, foi de grande prejuizo para o seu accesso na carreira militar, e influiu talvez para o estado ruinoso de saude, que lhe impediu qualquer ressarcimento de futuro. Accommettido de molestia mental. Morreu a 25 de maio de 1863, com quarenta e oito annos de idade.

GALERIA DOS VICE-REIS, E GOVERNADORES: são os retratos lithographados, coloridos, copiados dos quadros ou paineis que se conservam na India, e acompanhados de um brevissimo resumo historico impresso dos factos mais notaveis, que dizem respeito a taes personagens. A publicação ficou suspensa em o n.º 16, por motivo de nova partida do auctor para Goa. Na Revista Universal de 9 de Novembro de 1843 appareceu um annuncio, promettendo a continuação, porém não me consta que ella tivesse logar. Os existentes começam no de D. Francisco de Almeida, e findam com o de D. Affonso de Noronha. A Galeria comprehende 18 retratos. N"um leilão realisado em 1872 obteve 1$500 réis. No catalogo do livreiro o sr. João Pereira da Silva tem o preço de 2$600 réis". Este exemplar apresenta um ex-libris e encontra-se anotado pelo seu antigo possuidor com a seguinte nota bibliográfica: "É raro completo com os 18 retratos. Na livraria do Cor. Henrique de Campos Ferreira Lima tinha mais 73 retratos coloridos inéditos. Retrato de António Teles de Meneses em última página".

 GALLERY OF THE VICE-ROYS AND GOVERNORS OF THE PORTUGUESE INDIA.

Dim.: In folio; 27x18 cm.

Binding: Half calf with gilt tools on spine and corner borders and red label with title also on spine. Boards coated with decorative marbled paper.

Illustrated with 18 lithographs printed in the Lithography of Nossa Senhora dos Mártires, in Lisbon.

Trimmed top red edges and armoured ex-libris of Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas.

This Gallery, according to the statement of the author in the colophon, is composed of the exact and detailed copy of the big 8 feet tall and 4 feet wide paintings existing in the rooms of the Government Palace in Panguim, India. Bellow each one, at the bottom of the page, there is a historical summary of the most notable actions of each vice-Roy and governor.

 

Referência: 1005JC360
Local: M-15-E-8


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters