RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

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PORTUGAL, D. Carlos I de Bragança, Rei de. CATALOGO ILLUSTRADO DAS AVES DE PORTUGAL.

(Sedentárias, de arribação e accidentaes). Por D. Carlos de Bragança. Faciculo I: Estampas I a 20 (Texto em portuguez e francez). Lisboa. Imprensa Nacional. 1903. [Seguido de]: CATALOGO ILLUSTRADO DAS AVES DE PORTUGAL. (Sedentárias, de arribação e accidentaes). Por D. Carlos de Bragança. Faciculo II: Estampas 21 a 40 (Texto em portuguez e francez). Lisboa. Imprensa Nacional. 1907

In fólio de 32x25 cm. Obra em 2 volumes em um publicados, respectivamente, em 1903 e 1907.

Encadernação da época com lombada e cantos em pele; com finos ferros a ouro na lombada e nas pastas.

Exemplar apresenta as capas anteriores e posteriores de cada um dos fascículos. Cortes das folhas aparados e carminados apenas à cabeça. Apresenta nas guardas um ex-libris de bibliófilo da época.

Cada um dos fascículos ilustra 20 espécies de aves. Estampas pintadas por Enrique Casanova sob orientação do rei D. Carlos e, nalguns casos, por si aguareladas.

Cada estampa/espécie apresenta o nome científico e o nome em cinco idiomas diferentes, seguido do seu estatuto migratório e a abundância, fazendo-se também uma referência ao local de captura das aves ilustradas em cada estampa e, por vezes, a outros locais onde o Rei terá observado ou capturado aves dessa espécie. D. Carlos cedo começou a organizar uma colecção de pássaros por si abatidos e destinados a formar um 'Museu Ornitológico'. Aos 24 anos o Rei começou a escrever a Ornitologia de Portugal, que foi corrigindo constantemente com grande rigor científico. Em 1893, com 30 anos de idade, decide publicá-la com o título Catálogo Ilustrado das Aves de Portugal, entregando a Albert Girard a área científica, ficando Enrique Casanova, seu professor de desenho, responsável pelas estampas. No entanto D. Carlos esteve presente em tudo, com o seu saber e a sua arte. A obra destinou-se a ser publicada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda em fascículos ilustrados com 20 estampas cada. O 1º fascículo saiu em 1903 e o 2º em 1907.

Dom Carlos I, rei de Portugal, nasceu em 1863. Ao longo da sua juventude viajou por várias cortes europeias. Numa dessas viagens conheceu Amélia de Orleãs princesa de França e filha primogénita do Conde de Paris. Depois de um breve noivado desposou-a em Lisboa, em Maio de 1886. O reinado de D. Carlos foi caracterizado por diversas crises políticas. O rei era dotado de uma grande sensibilidade artística que o levou a dedicar a maior parte do seu tempo a um conjunto diferenciado de actividades, destacando-se a pintura, a ornitologia (estudo das aves) e a oceanografia. D. Carlos foi um apaixonado por fotografia, sendo o autor de uma grande parte do espólio da família real. O rei foi um pintor de talento, com grande capacidade expressiva e uma técnica apurada, demonstrando uma profunda sensibilidade na temática marinha. Assinava por vezes as suas obras com o nome 'Carlos Fernando”. Recebeu prémios internacionais de instituições, como a Sociedade Zoológica de Londres, Sociedade Oceanográfica do Golfo de Biscaia, ou o Museu História Natural, entre outros.

Em 1985 foi publicado um fac-simile da obra e foi adicionado um terceiro volume ou suplemento, que contém mais 53 estampas de desenhos, até então inéditos, também de passeriformes, no entanto sem qualquer texto.

Enrique Casanova foi um pintor espanhol (Saragoça, 1850 - Madrid, 1913) que veio para Portugal em 1880, tornando-se professor de pintura do príncipe D. Carlos e do infante D. Afonso em meados de Maio de 1881, tarefa que se prolongaria até Setembro de 1884. Outros membros da família real foram também alunos de desenho e de pintura de Casanova, cujos ensinamentos influenciaram as obras artísticas de D. Maria Pia, D. Luís e D. Amélia. Casanova fez parte do círculo restrito da Corte, acompanhando-a nas suas viagens e estadias. Enrique Casanova foi um artista polivalente na sua produção cerâmica, escultórica, pictórica e gráfica. A aguarela foi a técnica mais utilizada na pintura. A sua mestria, a técnica e o realismo das suas aguarelas possibilitou que, um século mais tarde, o Palácio Nacional da Ajuda as tomasse como fonte para a reconstituição das suas salas. No âmbito da ilustração colaborou também com a rainha D. Amélia e com o arquitecto Raul Lino nas ilustrações para o livro O Paço de Sintra (1903).

 Dim.: In folio (32x25 cm).

Work in two volumes published in one in 1903 and 1907, respectively.

Binding: Contemporary half-calf with gilt tools on spine and boards.

Copy with both front and back covers of each booklet. Trimmed red top edges. It has an ex-libris of a contemporary bibliophile on the endpapers.

Each booklet contains 20 illustrations of bird species. The prints are painted by Enrique Casanova under the orientation of king D. Carlos and, in some cases watercoloured by him.

Each print/species has its scientific name and common name in five different languages, followed by its migratory status and quantity, with reference to the place the birds were captured, and sometimes to other places where the King had observed them or captured. D. Carlos started early to organize a collection of birds caught by him, aiming to create an “Ornithological Museum”.At 24 years of age, the King started to write the Ornithology of Portugal, that he kept correcting with scientific accuracy. In 1893, age 20, he decides to publish it under the title “Illustrated Catalogue of the Birds of Portugal”, handing the scientific part to Albert Girard and to Enrique Casanova, his drawing teacher, the responsibility of the prints. Nevertheless, D. Carlos was always present with his knowledge and art. The work was printed by “Imprensa Nacional - Casa da Moeda” in illustrated booklets, each with 20 prints. The first booklet was edited in 1903 and the second in 1907.

D. Carlos I, king of Portugal, was born in 1863. Throughout his youth he travelled to several European Courts. In one of those travels he met Amelia of Orleans, princess of France and first daughter of the Count of Paris. After a short engagement he married her in Lisbon on May 1886. The reign of D. Carlos was marked by several political crises. The king was quite artistic, which led to him doing several different activities, mainly painting, ornithology and oceanography. D. Carlos was also a passionate photographer, being the author of the most part of the collection of the royal family. He was also a talented painter, very expressive and with a sharp technique, showing a profound sensibility in the sea themes. He sometimes signed is works with the name 'Carlos Fernando”. He received international awards from different institutions, like the Zoological Society of London, Oceanographic Society of the Bay of Biscay, or the Natural History Museum, among others.

A facsimile of the work was published in 1985 and it was added a third volume that contains another 53 prints – unpublished till then – also of birds but with no text.

Enrique Casanova (Saragoza, 1850-Madrid, 1913) was a Spanish painter who came to Portugal in 1880, becoming the painting teacher of D. Carlos and Prince D. Afonso in mid-May 1881, a task he would perform until September of 1884. Casanova also taught other members of the royal family and his teachings influenced the artistic works of D. Maria Pia, D. Luís and D. Amélia. Casanova was part of the restrict circle of the court, travelling with them. He was a versatile artist producing ceramics, sculptures, paintings and printings. Watercolour was his most used technique in painting. His mastery, the technique and realism of his watercolours allowed, one century later, the National Palace of Ajuda to use them to the restoration of the rooms. As an illustrator he also worked with the Queen D. Amélia and the architect Raul Lino on the illustrations for the book O Paço de Sintra (1903).

 

 

Referência: 1105NM001
Local: M-8-D-28


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