RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



TEIXEIRA PINTO. (João) RELATORIO. COLUNA DE OPERAÇÕES CONTRA OS PAPEIS E GRUMETES REVOLTADOS NA ILHA DE BISSAU.

Bolama, 1 de Setembro de 1915.

De 21x22 cm. Com 28 fólios dactilopolicopiados.

Encadernação inteira de pele marroquim castanho com ferros rolados nas cercaduras das pastas e no título em super-libris: “Capitão Teixeira Pinto. Pacificação da Guiné. 1915”.

Ilustrado no texto com esboço manuscrito da marcha da coluna.

Contém o relatório original apresentado ao Governador da Guiné por Teixeira Pinto; sendo esta cópia obtida a partir de páginas suplementares em papel vegetal colocadas na máquina de escrever (e vestígios do processo) com papel químico intercalado entre as mesmas.

Apresenta página de rosto apócrifa com o título: “RELATÓRIO DA COLUNA DE OPERAÇÕES CONTRA OS PAPÉIS E GRUMETES REVOLTADOS DA ILHA DE BISSAU. Pelo seu comandante o valeroso e heróico capitão Teixeira Pinto, em 1915”.

Descrição das operações militares, segundo as palavras de autor: “ A fama terrível que os Papéis e os Grumetes tinham, e o bom armamento que eu reputo em não menos de 600 armas aperfeiçoadas, incluindo Shneiders, Kropatchecks e Mannenlichers, a grande porção de cartochame que tinham, pois de 284 baixas apenas 2 foram produzidas por armas ordinárias, mostram bem à evidencia o trabalho árduo e espinhoso que a coluna do meu comando teve que realizar n’uma época em que as chuvas são torrenciais e os tornados frequentes. A percentagem de postos fora de combate foi enorme e nunca atingido em guerras coloniaes, de 284 em 1600 homens, isto é quasi 20% e dos 109 cavalos morreram em combate ou de ferimentos adquiridos em combate 26 isto é a quarta parte”. O Capitão João Teixeira da Rocha Pinto nasceu em Moçamedes, Angola em 1876 e morreu no combate de Negomano, Moçambique, em 1917. Em 1912 chegou à Guiné com a firme intenção de cumprir as exigências da Conferência de Berlim de ocupação efectiva do território, pois os territórios ocupados pelos portugueses eram-no apenas nominalmente. Com o auxílio de tropas africanas e após uma sangrenta campanha de pacificação de 3 anos a soberania portuguesa tornou-se realidade.

Referência: 1106JC003
Local: M-13-A-14


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters