RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PRESIDENTE (O) AMÉRICO THOMAZ VISITA MOÇAMBIQUE.

23 de Julho a 7 de Agosto 1964. [Impresso na Imprensa Moderna]. Lourenço Marques. 1964.

De 28x21 cm. Com 104 págs. sem numeração. Profusamente ilustrado com fotogravuras, a p/b e a cores, com a reportagem da visita presidencial a Moçambique. Encadernação em tela.

Impresso sobre papel couché.

Fotorreportagem com fotografias de grande qualidade, que documentam a prolongada visita do Presidente da República a Moçambique. Contém apresentação no início e programa da viagem presidencial nas 8 últimas páginas. As fotografias têm legendas em letras douradas e as fotografias a cores têm folhas de papel vegetal como protecção.

O Almirante Américo Tomás foi o 3º Presidente da República de Portugal a visitar Moçambique, (os anteriores foram O Presidente Carmona, em 1939 e o Presidente Craveiro Lopes, em 1956), ocasião em que percorreu todo o país de Sul a Norte, com a Beira como ponto central donde partiu no fim da visita, em direcção a Angola.

A visita tinha objectivos muito ambiciosos pois foi uma tentativa de mobilizar as populações no apoio a Portugal, na data em que já tinham começado acções de Guerrilha em Angola, Fevereiro de 1961 e na Guiné, Julho de 1961 e se esperava, a qualquer momento, o início de acções armadas em Moçambique, o que efectivamente se verificou, primeiro com o assassinato do Padre Holandês, Daniel Boormans, da Missão Católica de Nangololo, em 24 de Agosto de 1964 e com o ataque ao posto de Chai, em 25 de Setembro de 1964.

 

Referência: 1110IM036
Local: I-19-A-13


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters