RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VELLOSO D’ANDRADE. (José Sergio) MEMORIA SOBRE CHAFARIZES,

Bicas, Fontes, e Poços Públicos de Lisboa, Belem, e muitos logares do termo. Offerecida á Exma. Camara Municipal de Lisboa, por… arquivista da mesma excellentissima Camara. Na Imprensa Silviana. Lisboa. 1851.

De 23x16 cm. Com 398 pags.

Encadernação da época com lombada em pele.

Ilustrado com quadros descritivos das obras hidráulicas e das suas funcionalidades; e 1 mapa desdobrável a “Planta do Aqueduto das Águas Livres desde a nascente do Olival do Santissimo ao norte de Caneças até à estrada da Porcalhota [Amadora]”.

Inocêncio V, 122 e XIII, 122: “José Sergio Velloso de Andrade, Official arquivista da Camara Municipal de Lisboa, e hoje Administrador das obras das Aguas livres, nomeado em 27 de Outubro de 1851. Nasceu em 1783, ao que pude coligir. Esta Memoria, fruto de louváveis e curiosas investigações, e abundante de notícias históricas e arqueológicas, foi mandada imprimir á custa e por deliberação da Câmara, sendo os exemplares entregues ao autor, para deles dispor como lhe aprouvesse. Segundo o que ouvi a pessoa conspícua e bem informada, o autor aproveitou se para ela em grande parte de subsídios que deixára preparados e dispostos o anterior arquivista da Câmara Joaquim António Lúcio dos Santos, que tivera primeiro o pensamento de coligir tais espécies; e foi ainda coadjuvado pelo seu colega, empregado no arquivo, Francisco Xavier da Rosa. A nota confirmada pelo Dr. Levy, é mais clara em relação á Memoria sobre chafarizes de que se apropriára Velloso de Andrade: «A Memoria, que ele publicou em seu nome, não é dele, e sim do seu antecessor arquivista, que morrendo a deixou quase completa, e dela se aproveitou, ajuntando lhe alguns subsídios que lhe forneceu o outro empregado do arquivo Francisco Xavier da Rosa»”.

Referência: 1112JC018
Local: I-41-D-33


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters