RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



JUNOD. (Henrique A.) USOS E COSTUMES DOS BANTOS.

A vida duma tribo sul-africana. [Por]… Da Missão Suíça da África do Sul. Versão da edição francesa. Repartição Técnica de Estatística da Colónia de Moçambique. Imprensa Nacional de Moçambique. Lourenço Marques. 1944 e 1947. 

2 volumes de 23x15 cm. Com 556, 634 págs.

Encadernação de excelente execução com lombada e cantos em pele, com nervos, rótulos vermelhos e belos ferros a ouro. Preserva as capas de brochura.

Ilustrado com desenhos e esboços, partituras musicais, mostruários de utensilagens e fotogravuras no texto e com um vasto conjunto de fotografias em extratexto sobre papel couché.

Finamente impressa sobre papel couché, dividida em duas partes: Tomo I – Vida Social; e Tomo II – Vida Mental.

1ª edição da tradução portuguesa, realizada a partir da tradução francesa publicada em 1936. A 2ª edição inglesa, muito ampliada, foi publicada em 1926. A obra foi editada pela primeira vez em 1912.  

Obra fundamental de antropologia e etnografia, de excepcional interesse para Moçambique, pois o autor recolheu grande parte das informações em conversas com nativos da região de Lourenço Marques (actual Maputo). Junod era missionário motivado pela vontade de evangelizar os povos, mas por outro lado coloca em prática todos os preceitos saídos da Conferência de Edimburgo (1910), que definiu a metodologia dos estudos etnográficos no princípio do século XX.

O autor empreende um inquérito sistemático e completo dos cultos, do direito e das instituições da tribo banta dos Tongas, que ocupava territórios de Moçambique e do Transval (que foi incorporado na República da África do Sul), analisando os sistemas de parentesco e de organização social, os ritos de caça e práticas quotidianas e, finalmente, os alicerces gnosiológicos e cultos ancestrais da tribo Tonga, enriquecidos pelos testemunhos pessoais de membros deste colectivo e pela tradução de contos tradicionais. 

 

Referência: 1112JC074
Local: I-38-C-4|SACO MISILDE


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters