RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VALLERÉ (Guillaume Louis Antoine de) LETTRES SUR LE GOUVERNEMENT, LES MOEURS ET LES USAGES EN PORTUGAL,

ÉCRITES Par Arthur William COSTIGAN, Officier Irlandais a son Frère. A PARIS, Chez L.-A. Pitou, Libraire, au Palais Royal. 1810.

In 8º gr. (de 20x12 cm.) com viii-550 pags.

Encadernação da época inteira de pele com finos ferros a ouro ao estilo império. Corte por folhas marmoreado.

Obra escrita por um oficial francês sob pseudónimo e identidade de irlandês; apresentando uma crítica à sociedade de Portugal, como conclusão sugere que o nosso país deve ser apenas e naturalmente uma província da Espanha.

Inocêncio I, liii; VI, 141; e XIX, 180: “Sketches of society and manners in Portugal. In a series of letters from Arthur William Costigan, esq. late a captain on the Irish brigade in the service of Spain. In two volumes. London. Printed for T. Vernot. Buchi lane Cornhill. (Sem data, mas a primeira carta, datada de Cadiz, é de 1778). 2 tomos. Esta obra foi impressa, ao que parece averiguado, sob nome suposto, pois o verdadeiro autor era o coronel, ou general, Ferrière, que esteve ao serviço do exército na península, e hospedou-se em casa de Valleré, e pagou os favores recebidos em Portugal insultando os portugueses. Trata da administração do Marquez de Pombal, mas não o lisonjeia. No Elogio histórico de Valleré contestam-se varias afirmações do pseudónimo Costigan. Em 1810 apareceu em Paris uma versão em francês das Lettres sur le gouvernement, les mœurs et les usages en Portugal, etc. Bernardes Branco, em a sua obra Portugal e os estrangeiros, tomo I, dá notícia circunstanciada da obra de Costigan. Valleré a quem devem atribuir-se as Cartas acerca do governo, costumes e usos de Portugal, publicadas na língua inglesa em 1788 sob o pseudónimo de Arthur W. Costigan, oficial irlandês, e das quais há também uma tradução francesa, impressa, em Paris em 1810. Das Viagens de Costigan, posto que igualmente consultadas, não se recolheu coisa alguma que aproveitasse ao intento do Dicionário Bibliográfico”.

Referência: 1201JC092
Local: M-7-C-35


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters