RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79711

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ALBUQUERQUE. (Luís de) e Maria Emília Madeira Santos. [Dir.]. HISTÓRIA GERAL DE CABO VERDE. CORPO DOCUMENTAL.

Directores do Projecto... Instituto de Investigação Científica Tropical. Direcção-Geral do Património Cultural de Cabo Verde. Lisboa. Praia. 1988 e 1990.

2 Volumes de 25x17 cm. Com 323, [ii] e 369, [iv] págs. Encadernações do editor com sobrecapas de protecção ilustradas com a reprodução da Carta de Sebastião Lopes de 1558.  

Exemplar com sinais de manuseamento nas sobrecapas. 

Publicação de um vasto conjunto de documentos (cerca de 400) dos séculos XV e XVI, que serviram de base à História Geral de Cabo Verde. O segundo volume contém a transcrição dos documentos incluídos no códice n.º 757 do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e um pormenorizado índice analítico sistemático dos termos usados nos documentos. 

Muito importante para o estudo do primeiro século da história de Cabo Verde. Foram publicados antes da história propriamente dita, para que os autores pudessem receber contributos de outros investigadores que analisassem este corpus documental. Muitos são inéditos e os restantes foram submetidos a revisão e novas leituras.   

Assim o afirma Luís de Albuquerque na nota introdutória do primeiro volume: «Depois de diligências oficiais imprescindíveis, coube ao Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga (instituto de Investigação Científica Tropical) e à Direcção-Geral do Património Cultural de Cabo Verde o honroso encargo de preparar uma História Geral da República de Cabo Verde, com a colaboração de historiadores cabo-verdianos e portugueses. Não é esta a oportunidade para fazer o relato dos antecedentes que levaram o projecto à fase de concretização, iniciada em Janeiro de 1988, mas é sem dúvida o momento de explicar que no desenvolvimento do processo se veio a reconhecer a necessidade de publicitar o corpo documental em que os investigadores se apoiaram. Mais ainda: pensou-se que o conjunto da documentação utilizada devia ser colocado ao dispor dos interessados antes de se encontrar concluído o primeiro volume da História, pois está nos planos dos responsáveis pelo projecto submeter os textos nele integrados à crítica de historiadores alheios ao plano, de modo a aperfeiçoar até o limite do possível o trabalho em curso de execução.» Também transcrito em: Livroditera.


Temáticas

Referência: 1202CC152
Local: SACO R117

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters