RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VENTURA DA SILVA. (Joaquim José) REGRAS METHODICAS PARA SE APRENDER A ESCREVER

OS CARACTERES DAS LETRAS INGLEZA, PORTUGUEZA, ALDINA, ROMANA, GOTICA-ITALICA, E GOTICA-GERMANICA; ACOMPANHADAS DE HUM TRATADO COMPLETO DE ARTHMETICA. OFFERECIDAS AO AUGUSTISSIMO SENHOR D. PEDRO PRINCIPE REAL DO REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRAZIL, E ALGARVES. COMPOSTAS Por JOAQUIM JOSE VENTURA DA SILVA, Professor de Escrita, e Arithmetica. Segunda Edição accrescentada, correcta, e augmentada de novas Estampas. LISBOA: NA IMPRESSÃO REGIA Anno 1819.

In 8º (18x12 cm) com 370 págs.

Encadernação da época inteira de pele, com ferros a oiro e título também a ouro em rótulo negro na lombada, falta de pele junto à coifa na lombada e cantos das pastas cansados. Corte das folhas carminado a azul.

Ilustrado com uma gravura em anterrosto com o retrato em meio corpo do autor desenhado por H. J. da Silva em 1803 e aberto em chapa por G. F. de Queiróz.

Exemplar com ex-libris dos Condes do Bonfim e com pequeno título de posse manuscrito pelo 4º conde (J. F. de Melo) sobre a folha de rosto.

2ª edição desta obra, publicada em separado mas destinada a acompanhar o atlas de caligrafia composto por 43 estampas gravadas a buril e impressas em 1803 (quando da 1ª edição desta obra) que segundo Inocêncio é o melhor que possuímos no seu género.

Inocêncio IV, 114: “Joaquim José Ventura da Silva, Professor de instrução primaria e secundaria, e um dos melhores caligrafos portugueses, nasceu em Lisboa em 1777, e morreu em 1849. Regras methodicas para se aprender o caracter da letra ingleza, acompanhadas de umas noções de arithmetica. Offerecidas ao Serenissimo Senhor D. Pedro, principe da Beira. Lisboa, na Offic. de Simão Thaddêo Ferreira. 1803. 8.º de 273 pag. Com o retrato do autor desenhado por seu irmão Henrique José da Silva, um dos mais distintos pintores, que tivemos neste século. Esta obra saíu mais correcta e acrescentada em segunda edição, com o rosto seguinte: Regras methodicas para se aprender a escrever todos os caracteres de letras, acompanhadas de uma completa Arithmetica, e de um appendice de Geographia. Lisboa, na Imp. Regia 1819. 8.º de 370 pag. Há ainda uma última edição, feita na mesma Imp. 1841. In 8º”.

Referência: 1204JC070
Local: M-3-A-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters