RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MANUSCRITO - ARMORIAL. SÉC. XIX - PINHO LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa.

BRASÕES DAS PRINCIPAIS FAMILIAS DE PORTUGAL. 1863.

In 8º (de 21x15 cm) com 51 fólios inumerados.

Encadernação (meia-amador) com lombada e cantos em pele.

Preserva as capas de brochura do caderno de desenho com rótulo caligrafado: “Brasões”.

Caderno manuscrito, datado de 1863 na folha de rosto e intitulado Brasões das Principais Famílias de Portugal, composto por 51 folhas de papel vergé (incluindo o rosto).

Ilustrado com 41 desenhos de brasões primorosamente executados, uns a lápis e outros tracejados a tinta-da-china (nanquim), e mais 9 brasões com as suas cores, todos com a indicação dos respectivos metais.

Contém vários títulos de posse e ex-libris que atestam a origem deste manuscrito, nomeadamente:

- Ex-libris de A. V. Rebello Valente.

- Assinatura de posse Marcello Rebello Valente, datada 1902 (no anterrosto).

- Ex-libris oleográfico (carimbo no 4º fólio manuscrito) de Pedro A. Ferreira, Abade de Miragaya, Porto.

- Nota manuscrita no anterrosto: “Adnotandum - Este Nobiliário foi escrito, desenhado, e colorido por Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, autor do Portugal antigo e moderno. É autographo authentico. [assinado] Pedro A. Ferreira”.

Constata-se que o autor deste manuscrito é Pinho Leal (Lisboa ou Penamacor, 1816- Porto 1884) e que o seguinte possuidor foi o Dr. Pedro Augusto Ferreira (Penajóia, Lamego, 1833 - Porto, 1913), Abade de Miragaia desde 1864 (e durante 35 anos), sendo ele co-autor, com Pinho Leal, do Portugal Antigo e Moderno, obra fundamental da bibliografia portuguesa.

Inocêncio XVII, 187: "Pinho Leal, benemerito auctor d"este importante diccionario (1873-1890), falleceu em 1884, quando a obra ía approximadamente em meio do tomo X e do artigo Vianna do Castello. Ficando interrompida a publicação, os editores convidaram o rev. abbade de Miragaya para a continuar e concluir, por haver sido o «primeiro cyrenéo» do auctor, como este o citou repetidas vezes no texto da obra"..."As relações de ambos eram antigas e constantes".

Refere Azevedo Soares (Eduardo de Campos de Castro) in Bibliografia Nobiliarquica Portuguesa, Braga, 1916-47; a existência deste manuscrito na página 82 (Entrada 330): “Brasões das principais familias de Portugal. – Ms. In 8º s. n. , com brasões d’armas desenhados pelo auctor. Pertence á livrª. do Dr. António Vasco Rebello Valente.”

Folha de rosto com belo exercício caligráfico e restante armorial com heráldica minuciosamente desenhada, respectivas descrições dos “campos de honra” dos brasões, das cores e dos esmaltes, das origens e da colocação dos “móveis” heráldicos de cada familia e da sua pertença genealógica à data do manuscrito.

O manuscrito contém um armorial inacabado, com brasões em vários estados de projecto e de acabamento, que enumeramos e comentamos na sequência em que se apresentam:

Fólio nº 2: brasão inexistente e já com descrição das Armas de Portugal [o autor, sendo combatente miguelista, poderia ter hesitado no novo grafismo liberal, da mesma forma que não figurarão seguidamente neste armorial os brasões da aristocracia liberal].

Fólio nº 3: brasão a tinta-da-china com coronel e com título delineado a lápis de Sousas-Braganças do Duque de Lafões, Marquês de Arronches e Conde de Miranda do Corvo. Fólio nº 3 verso: brasão delineado a lápis de Alencastres-Ponce de Leão-Mascarenhas do Duque de Aveiro e Conde de Vila Nova de Portimão.

Fólio nº 4: brasão a tinta-da-china de Álvares Pereira de Mello-Portugais-Braganças-Faros do Duque de Bragança, Duque do Cadaval, Marquês de Valença, Conde de Vimioso e Conde de Ourém.

Fólio nº 5: brasão a tinta-da-china de Sás e Almeidas do Marquês de Abrantes. Fólio nº 5 verso: brasão a tinta-da-china de Silvas-Telles do Marquês d’Alegrete.

Fólio nº 6 brasão a tinta-da-china de Castros e Noronhas do Marquês de Cascais e Conde de Monsanto. Fólio nº 6 verso: brasão a tinta-da-china de Mascaranhas-Silvas do Marquês da Fronteira, Marquês de Gouveia, Conde d’Alva, Conde de Coculim (Índia), Conde de Sandomil, Conde da Torre e Conde de Assumar.

Fólio nº 7: brasão a tinta-da-china de Almeidas-Mellos do Marques do Lavradio e Conde de Avintes. Fólio nº 7 verso; brasão a tinta-da-china de Almeidas do Marquês de Alorna que é do Marquês da Fronteira.

Fólio nº 8: brasão a tinta-da-china de Noronhas-Albuquerques-Limas-Britos-Nogueiras do Marquês d’Angeja, Conde dos Arcos (de Valdevez) e Duques de Caminha. Fólio nº 8 verso: brasão delineado a lápis de Menezes do Marquês do Louriçal, Marquês de Marialva e Conde da Ericeira.

Fólio nº 10: brasão delineado a lápis de Sousas-Coutinhos do Marquês de Minas e Conde do Redondo. Fólio nº 10 verso: brasão delineado a lápis de Gamas do Marquês de Nisa.

Fólio nº 11 brasão delineado a lápis e semi-acabado a tinta colorida de Sousas [brasão da Casa ou Famila Sousa em geral] com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia.  Fólio nº11 verso brasão a tinta colorida de Eças com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia.

Fólio nº12 brasão delineado a lápis de Menezes do Marquês de Penalva, Conde de Tarouca, Marquês de Resende. Fólio nº 12 verso: brasão delineado a lápis de Manueis do Marquês de Tancos e Conde da Atalaia.

Fólio nº 13: brasão delineado a lápis de Távoras do Marquês de Távora, Conde de Alvor, Conde de S. Vicente (da Beira), Marquês de Vagos e Conde de Aveiras. Fólio nº 13 verso: brasão a tinta-da-china do Conde de Arganil pertença do Bispo de Coimbra [exemplo de brasão eclesíático não armoriado].

Fólio nº 14 brasão colorido de Correias (de Farelães) com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia [Correias de Aguiar; visto que uma águia negra em campo vermelho carrega o escudo ao peito]. Fólio nº 14 verso: brasão colorido de Araújos com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia [não localizada].

Fólio nº 15: brasão a tinta-da-china de Correias de Farelães [nova entrada] e Sás e Velascos e Benevides do Visconde da Asseca (Ponte da Asseca). Fólio nº 15 verso: brasão a tinta-da-china de Ataídes do Conde de Atouguia (da Baleia).

Fólio nº 16: brasão a tinta-da-china de Silvas-Tellos do Conde de Aveiras [e Marquês de Vagos, supõe o autor]. Fólio nº 16 verso: brasão a tinta-da-china de Vasconcellos do Conde e Marquês de Castelo-Melhor.

Fólio nº 17: brasão a tinta-da-china de Castros-Mellos do Conde das Gálveias. Fólio nº 17 verso: brasão a tinta-da-china de Carneiros do Conde da Ilha do Príncipe e Conde de Lumiares [Carlos Carneiro de Sousa e Faro].

Fólio nº 18: brasão a tinta-da-china de Mellos-Silvas do Conde de S. Lourenço. Fólio nº 18 verso: brasão delineado a lápis de Botelhos do Conde de S. Miguel.

Fólio nº 19: brasão delineado a lápis de Mascarenhas do Conde de Óbidos, Conde de Sabugal, Conde da Palma, e Conde de Azinhoso. Fólio nº 19 verso: brasão delineado a lápis de Silveiras-Lobos do Conde de Oriola e Barão de Alvito [o primeiro título de barão em Portugal].

Fólio nº 20: brasão delineado a lápis de Castelos-Brancos do Conde de Pombeiro. Fólio nº 20 verso: brasão delineado a lápis de Torres-Mellos do Conde da Ponte e Marquês de Sande.

Fólio nº 21: brasão delineado a lápis de Cunhas do Conde de Povolide. Fólio nº 21 verso: brasão a tinta-da-china de Castros do Conde de Rezende.

Fólio nº 22: brasão a tinta-da-china de Câmaras do Conde da Ribeira Grande (Ilha da Madeira). Fólio nº 22 verso: brasão delineado a lápis de Cesáres-Vieiras-Mascarenhas-Alencastres do Conde e depois Marquês de Sabugosa.

Fólio nº 23: brasão delineado a lápis de Sousas-Silvas do Conde de Santiago (de Beduído). Fólio nº 23 verso: brasão delineado a lápis de Lobo da Silveira do Conde de Sarzedas.

Fólio nº 24: brasão delineado a lápis de Costas do Conde de Soure. Fólio nº 24 verso: brasão delineado a lápis de Mendonças do Conde de Valle de Reis.

Fólio nº 25: brasão delineado a lápis de Noronhas-Menezes-Castelos Brancos do Conde de Valadares (Valença do Minho), Conde de Vila Real, Duque de Caminha (e da famila dos Condes de Linhares). Fólio nº 25 verso: brasão delineado a lápis de Manoel do Conde de Villa-Flor.

Fólio nº 26: brasão delineado a lápis de Limas-Britos-Nogueiras-SottoMaiores-Vasconcellos-SilvasTelles do Visconde de Vila Nova de Cerveira e Marquês de Ponte de Lima. Fólio nº 26 verso: brasão delineado a lápis de Silvas(de Vagos)-Telles-Mascarenhas-Castros do Conde de Unhão.

Fólio nº 39 verso [fólios anteriores guardados pelo autor na produção do armorial]: brasão colorido de Azevedos com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia [apenas referida pelo autor como sendo de origem alemã e que o poeta Sá de Miranda pertenceu a esta família. Este brasão, bem como todos os brasões que se seguem, foram executados pelo autor em memória da sua origem materna. Sua mãe era Rita de Cássia Soares de Azevedo, da família dos Soares de Azevedo, senhores da Casa de Paradela, no lugar do mesmo nome, meeiro das freguesias de São Miguel do Mato, Arouca, e Vale, Santa Maria da Feira].

Fólio nº 40: brasão colorido de Barbosas com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia [Barbosa; outro dos apelidos de Pinho Leal]. Fólio nº 40: brasão colorido de Soares de Albergaria com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia.

Fólio nº 41: brasão colorido de Soares com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia. Fólio nº 41 verso: brasão colorido de Pinhos Leais com descrição dos campos, porém com falta dos títulos e da genealogia [este brasão é o do próprio autor desta obra e naturalmente encerra este armorial produzido pelo mesmo].

Seguem-se 8 fólios guardados em branco. Seguem-se em índice 2 fólios (4 páginas) com uma tabela de 2 entradas com o títulos nobiliárquicos por ordem hierárquica e localização neste armorial (lista em branco/incompleta) e os apelidos dos titulares (lista em branco/incompleta).


Temáticas

Referência: 1210JC100
Local: M-9-A-19

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters