RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79908

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MONTEIRO. (Pedro) HISTORIA DA SANTA INQUISIÇAÕ DO REYNO DE PORTUGAL, e suas Conquistas.

PRIMEIRA PARTE. DA ORIGEM DAS SANTAS INQUISIÇOENS DA CHRISTANDADE, e da Inquisiçaõ antiga, que houve neste Reyno com os seus Inquisidores Geraes. OFFERECIDA AO MUITO ALTO, E PODEROSO REY D. JOAÕ V. NOSSO SENHOR. COMPOSTA PELO PADRE Fr. PEDRO MONTEIRO ULYSSIPONENSE, Doutor, e Mestre da Sagrada Theologia, Consultor da Santa Inquisiçaõ, Prégador do numero do Senhor Infante D. Francisco, Examinador Synodal do Arcebispado de Lisboa, das Igrejas do Infantado, e das do grande Priorado do Crato, e Academico do numero da Academia Real, Religioso da Sagrada Ordem dos Prégadores. LIVRO PRIMEIRO [+LIVRO SEGUNDO], EM QUE SE MOSTRA A ORIGEM DA SANTA INQUISIÇAÕ, e o seu primeiro Inquisidor Geral o Patriarca S. Domingos, e como este impugnou, e destruîo a heresia dos Albigenses, de outras Inquisições, que fez, e Inquisidores da sua Ordem, que nomeou. [No LIVRO SEGUNDO: “Da Santa Inquisiçaõ antiga, que houve neste Reyno desde o Senhor Rey D. Afonso II até o governo do Senhor Rey D. Joaõ III., e nos mais de Hespanha até o del-Rey Catholico D. Fernando, e dos Concilios Geraes, scismas, e heresias, que por estes tempos houveraõ na Igreja”]. LISBOA, Na Regia Officina SYLVIANA, e da Academia Real. M. DCC. XLIX. - M. DCC. L. [1749 - 1750].

Obra em 2 volumes. In 4º (de 26x20 cm) com [xxv], 550, [i] e [ix], 544 pags.

Encadernações diferentes (1º volume com lombada e cantos em pele; e 2º volume em inteira de pele) cansadas; com leves danos nos cantos e na dianteira inferior das folhas do 2º volume; e leves vestígios marginais de humidade no 2º volume.

Ilustrado com vinhetas e capitulares decorativas nas primeiras páginas.

Corte das folhas mosqueado (no 1º volume) e carminado (no 2º volume).

Obra da qual apenas se publicou a primeira parte dividida em 2 livros ou volumes; e com um índices alfabéticos das coisas mais notáveis nos dois volumes, das quais destacamos as matérias contidas no 2º volume:

“Judeus. O como viviam em Portugal. Alguns foram preferidos para os ofícios públicos. Privilégios que lograram. O seu juramento. Chamavam ao Pentateuco Tora. Quando algum se convertia era tratado com muita caridade. Não podiam sair da Judiaria depois das Ave Marias. Contra os que depois de baptizados caiam nos antigos erros procedeu o Inquisidor D. Fr. Soeiro Gomes. O mesmo fez o segundo inquisidor o B. Gil. Os que converteu S. Vicente Ferreira. Os que se apresentaram na nova Inquisição de Espanha. Os convictos e pertinazes que foram queimados. São expulsos dos Reinos de Castela. Entram em Portugal. Seus filhos são mandados a povoar a Ilha de S. Tomé. O como com eles se houve El-Rei D. Manuel. Nunca tiveram privilégio dos Reis de Portugal para não serem castigados pelos Inquisidores. Motim, que contra eles se levantou em Lisboa”.

INOCÊNCIO VI, 434: “Frei Pedro Monteiro, Dominicano, Mestre em Artes, e Lente de Teologia; Académico da Academia Real de Historia, e afamado pregador no seu tempo. Nasceu em Lisboa em 1662, e morreu no convento da Batalha em 1735. HISTORIA DA SANCTA INQUISIÇÃO DO REINO DE PORTUGAL E SUAS CONQUISTAS Parte I. Da origem das Sanctas Inquisições da christandade, e da Inquisição antiga que houve n’este reino, com os seus Inquisidores geraes. Livro 1.º Em que se mostra a origem da Sancta Inquisição e seu primeiro Inquisidor geral, o patriarcha S. Domingos, e de como este impugnou e destruiu a heresia dos albigenses; de outras Inquisições que fez; e Inquisidores da sua ordem que nomeou. Lisboa, na Offic. Silviana 1749. 4.º gr. HISTORIA DA SANCTA INQUISIÇÃO, ETC. LIVRO 2.º Da Sancta Inquisição antiga que houve n'este reino, desde o sr. rei D. Affonso II até o governo do sr. rei D. João III e nos mais de Hespanha até o d'el rei catholico D. Fernando, e dos concilios geraes, scismas e heresias, que por estes tempos houveram na igreja. Ibi, na mesma Offic. 1750. 4.º gr. Nesta obra, que só veio a publicar se póstuma, como se mostra pela data, deu o autor novas provas de que lhe faltou a melhor parte dos requisitos necessários e indispensáveis ao bom historiador. Abundam estes volumes em erros e equivocações de toda a espécie. Ainda muito antes de impressa, isto é, logo que foi apresentada á Academia, a confutou vigorosamente o outro académico Frei Manuel de São Dâmaso na sua Verdade elucidada e depois de publicada escreveu largamente contra ela o P. José Caetano d'Almeida, bibliotecário d'el rei D. João V, nas suas Memorias manuscritas, que se conservam autografas na livraria da Academia Real das Ciências. Aí se encontram repetidas provas da ignorância e falta de averiguação com que Frei Pedro Monteiro escrevera a sua Historia. Os dois tomos desta obra têm sido vendidos por preços entre 1:600 e 2:400 réis'.


Temáticas

Referência: 1211JC017

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters