RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RESENDE, Garcia de. CHRONICA [DE D. JOÃO II] QUE TRATA DA VIDA E GRANDISSIMAS VIRTVDES, E BONDADES, MAGNANIMO ESFORC,O, EXCELLENTES

costumes, & manhas, & claros feytos do Chistianissimo dom Ioão o segundo deste nome: & dos Reys de Portugal o decimo tercio de gloriosa memoria. Começado de seu nacimento, & toda sua vida até a hora de sua morte: Com outras obras que adiante se seguem. Feyta per Garcia de Resende. Dirigido ao excellente Principe, & Serenissimo Senhor Dom Alvaro D’alem Castro, Duque, &c. [Vinheta com o brasão dos Duques de Aveiro]. EM LISBOA. Impressa por Iorge Rodrigues imprimidor de Liuros: com licença da Sancta Inquisição. Anno do Senhor 1607.

In 8º gr. (de 27x18 cm) com [xiii], 140, [vi] fólios.

Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada cansada.

Exemplar com assinaturas de posse coevas sobre a folha de rosto (D. Fernando Moscoso; Padre Andrés Antonio de la Peña) e na folha de guarda (Ricardo / Richard Lynch; e outras posses obliteradas).

Obra impressa a duas colunas dentro de quadrilongos tipográficos, e folha de rosto a duas cores, dedicada e/ou patrocinada pelo Duque de Aveiro; na época na qualidade de Príncipe e pretendente ao trono de Portugal.

Quarta edição da obra máxima de Garcia de Resende. Impressão raríssima da qual apenas existe um exemplar danificado na BNP.

 Fourth edition of the masterpiece of the Portuguese historian Garcia de Resende.

Very rare book: there is only one damaged copy at BNP. Contemporary full calf gilt at spine. Copy with multiple contemporary ownership titles. Work printed in two columns within typographical frames and title page printed in 2 colors.

Edition dedicated and sponsored by the Duke of Aveiro, at the time acting as Prince and pretender to the throne of Portugal.

 Samodães II, pag. 304. 'Esta edição, bastante rara tambem, traz uma Epistola-Dedicatoria, diigida pelo impressor Jorge Rodrigues ao Duque D. Alvaro de Lencastre. Nessa Dedicatoria erradamente se declara ser esta a terceira edição da obra, citando-se tambam como primeira a publicada pelo autor a de de 1554, e como segunda a de Simão Lopes, e nada dizendo ácêrca da autentica primeira, impressa por Luis Rodrigues em 1545. Isto demonstra ser já a edição de 1545 quasi ou de todo desconhecida nesse tempo! Tal a sua extrema raridade.'

Inocêncio III, 118: “Garcia de Resende, Moço da câmara d'El-Rei D. João II, de cujo serviço passou em 1490 para o do príncipe D. Afonso, voltando de novo por morte deste no ano seguinte a servir o pai no lugar de Moço da Escrivaninha, que parece equivalia a Secretario particular. Quase vinte anos depois do falecimento do referido monarca, foi pelo seu sucessor D. Manuel nomeado Secretario da Embaixada que mandou a Roma por Tristão da Cunha em 1514. Nasceu na cidade de Évora, e posto que se ignore a data certa do seu nascimento, parece que por boas conjecturas a devemos supor não muito arredada de 1470. Da mesma sorte é desconhecido o ano do óbito, havendo contudo motivo para julgar que assistiu ainda à segunda impressão que da sua crónica se fez em Évora em 1554. Livro das obras de Garcia de Ressende, que tracta da vida & grandissimas virtudes & bõdades: magnanimo esforço, excelentes costumes & manhas & muy craros feitos do christianissimo: muito alto & muito poderoso principe el Rey dom Joam ho segundo deste nome.... cõ outras obras que adiante se seguë. Vay mais acrescëtado nouamente a este liuro hüa Miscellanea e trouas do mesmo auctor & hüa variedade de historias, custumes, casos & cousas que em seu tëpo accõtescerã. 1554. A Miscellanea tem sua numeração especial desde i até xxiij folhas, e no fim sua subscripção, tambem especial, que diz fôra impressa em Evora, por André de Burgos, e acabada no fim de Maio de 1554. Segue-se a ella a Tauoada e conclue com a seguinte declaração final: Foy impresso em Euora em casa de Andree de Burgos impressor do cardeal iffante, no fim de Mayo, do anno de mil & quinhentos. liiij. Fol. N'esta edição, bem como em todas as mais que se seguiram, omittiram-se a Paixão, e o Sermão sobre a vinda dos Reis Magos (com quanto Farinha no seu Summario da Bibl. Lusit. os accuse erradamente como publicados na de 1596, a que elle chama segunda, sendo na verdade terceira). Seguiu-se a edição de Lisboa, feita por Simão Lopes, 1596, fol., na qual se omitiu a Miscellanea, com o mais que já o fora na de 1554. Veio depois outra, ibi, por Jorge Rodrigues 1607, fol., conforme á de 1596”.

Referência: 1305JC046
Local: M-9-E-13


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters