RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BELARD DA FONSECA. (António) DOM HENRIQUE? DOM DUARTE? DOM PEDRO?

[Livraria Bertrand]. Lisboa. S/d [1960].

De 25x19 cm. Com 227 págs. Brochado, com capa ilustrada a cores. Muito ilustrado com 95 gravura no texto.

Exemplar com assinatura de posse na folha de guarda.

Obra sobre a iconografia dos filhos de D. João I, inventariando e relacionando as representações ainda existentes destes princípes com as figuras dos painéis de S. Vicente de Fora.

Belard da Fonseca (Beja 1907-1984) foi director do Museu Regional Rainha D. Leonor em Beja e escreveu um dos mais importantes contributos sobre os Painéis de S. Vicente «O Mistério dos Painéis, 5 volumes, 1957-1967» sendo este trabalho um aprofundamento de diversas questões já abordadas pelo autor na obra anterior.

«A questão dos painéis», como é conhecida a vasta polémica que se desenrola desde a descoberta em S. Vicente de Fora em 1882, de um excepcional obra de pintura portuguesa do século XV, apaixona os especialistas e a opinião pública até aos nossos dias, levando a cenas de pugilato, falsificação de documentos e suícidos. Apesar do aprofundamento do conhecimento dos aspectos materiais e artísticos da obra, a impossibilidade de determinar a sua origem e a intenção com que foi realizada, por falta de provas documentais, renova periódicamente as polémicas, não existindo acordo sobre nenhuma das múltiplas questões a considerar.

Referência: 1306JC094
Local: I-32-F-17


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters