RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COUTO E MELO, João Crisostomo do. REPERTORIO DAS ORDENS DO DIA

DADAS AO EXERCITO PORTUGUEZ DESDE 15 DE MARÇO DE 1809 ATE" 5 D"ABRIL DE 1830, Concernentes á Organização, Economia, Disciplina, Polícia, Serviço, Saúde, e Justiça Criminal: acrescentando de muitos e interessantes Artigos de Legislação Pátria, extrahidos das Ordenações do Reino, Cartas de Lei, Provisões, Regimentos, Pragmáticas, Estatutos, Alvarás, Decretos, Regulamentos, Cartas Regias, Resoluções, Portarias, e Avisos com relação ao Estado Militar e presentemente em vigôr. Dedicado, oferecido e consagrado ao muito alto, e muito poderoso rei, O Senhor D. Miguel I., Nosso Senhor. Pelo Major do Real Côrpo d" Engenheiros ... Na Tipografia de Bulhões. Anno de 1830.

In 4º (de 21x15cm) com 376 págs. Encadernação da época com lombada e cantos em pele, cansada, e com perfurações de traça.

Exemplar: razurado na dedicatória impressa na página de rosto: (O Senhor D. Miguel I., Nosso Senhor); trabalhos de traça marginais; e vestígios de humidade à cabeça.

Inocêncio III, 350: "João Crisostomo de Couto e Melo, Cavalleiro da Ordem de S. Bento de Avis, Bacharel formado em Mathematica pela Universidade de Coimbra (cujo primeiro anno cursou no de 1799 a 1800); Professor no R. Collegio Militar, Director das Escholas militares de primeiras letras; Membro correspondente da Sociedade de Instrucção elementar de Paris, etc. - Foi natural de Lamego, e filho de José do Couto; n. provavelmente pelos annos de 1778. Tendo-se mostrado partidario das idéas liberaes em 1820, foi depois um dos mais fervorosos defensores da causa do sr. D. Miguel, a quem serviu até á convenção d"Evora-monte. Creio que poucos annos sobreviveu á terminação da lucta civil, falecendo, segundo ouvi dizer, pelos annos de 1838.

Repertorio das Ordens do dia, dadas ao exercito portuguez, desde 15 de Março de 1809 até 5 de Abril de 1830, concernentes á organisação, economia, disciplina, policia, serviço, saude, e justiça criminal: accrescentado de muitos artigos de legislação patria, etc. etc. Lisboa, Typ. de Bulhões 1830. 4.º de VIII - 376 pag. - É segunda edição: a primeira, muito menos completa tinha sahido no formato de 8.º.... Este Repertorio ha sido depois addicionado e continuado successivamente por José Gonçalves Barbosa, Antonio José de Sousa, e Guilherme Antonio da Silva Couvreur. O sr. Joaquim José de Oliveira Machado, residente actualmente em Lisboa, tem um exemplar do dito Repertorio copiosamente additado, com numerosos artigos, omittidos no impresso; bem como possue varias outras curiosidades manuscriptas, relativas á legislação e administração militar, a cujo estudo se deu no tempo em que exerceu o logar de commissario de mostras na ilha de S. Miguel, d"onde é natural".

Referência: 1307IA010
Local: M-4-C-20


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters