RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CAMPOS FERREIRA LIMA. (Henrique de) O TENENTE PORTUGUÊS

JOÃO BAPTISTA DE ALMEIDA DE SOUSA E SÁ. Herói da reconquista de Vigo em 1809. Por ..., Coronel de Artilharia, Director do Arquivo Histórico Militar. Grandes Atelieres Gráficos «Minerva». Vila Nova de Famalicão. 1937.

De 24x17 cm. Com 86 págs.

Encadernação modesta em percalina com ferros a ouro na lombada.

Ilustrado em extra-texto com fac-simile de documentos e fotogravuras.

Separata do Vol. VII do Boletim do Arquivo Histórico Militar com uma tiragem de 100 exemplares. 

Exemplar preserva a capa de brochura, com etiqueta de arrumação na capa de brochura, título de posse na folha de rosto e leves sublinhados a lápis.

Estudo histórico em que o autor traça a biografia de um militar que se distinguiu nos combates durante a segunda invasão francesa, com recurso à publicação de muitos documentos do Arquivo Histórico Militar, parte deles da autoria do General Bernardim Freire de Andrade e Castro, e de um folheto que o biografado editou na altura para se defender de acusações injustas que lhe foram feitas.  

João Baptista, depois do seu feito heróico, chegou a estar preso, foi julgado inocente das acusações, promovido a capitão, tendo depois emigrado para o Brasil, por provávelmente não se adaptar à vida militar, onde faleceu antes de 1825.

Importante fonte para o estudo da segunda invasão francesa em que fica patente a desarticulação e falta de meios das tropas portuguesas.

 

Referência: 1309CM102
Local: I-31-C-22


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters