RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SEGURADO. (Jorge) PAINÉIS DE SÃO VICENTE E INFANTE SANTO.

Editorial Notícias – EPNC. Empresa Pública dos Jornais Notícias e Capital. Lisboa. 1984.

De 37x27 cm. Com 159 págs. Encadernação do editor em percalina castanha com ferros a ouro na lombada e na pasta anterior e com sobrecapa de protecção.

Ilustrado no texto com fotografias, plantas da Sé de Lisboa e esquemas gráficos da disposição dos painéis e em extratexto com um desdobrável de grandes dimensões, com a reprodução a cores de uma excelente fotografia do conjunto dos painéis da autoria de Manuel Cerejo. 

Livro de grande beleza que apresenta de forma desenvolvida a comunicação ao Congresso Internacional «Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento», proferida em 21 de Junho de 1983.  

O autor defende que os Painéis chamados de S. Vicente, são uma homenagem da Ínclita Geração ao Infante D. Fernando, que também foi mártir, tendo falecido em Marrocos prisioneiro dos mouros, sob a Égide do Mártir S. Vicente ficando claro o motivo porque nos painéis existem duas figuras centrais. Apresenta também a sua posição sobre  local em que os painéis estavam expostos na Sé de Lisboa.  

Importante contributo para o aprofundamnento do conhecimento da complexa questão dos painéis, que tem sido objecto de continuada atenção dos investigadores, desde que esta obra prima da pintura europeia foi redescoberta em fins do século XIX e sobre a qual existe vasta bibilografia.   

Referência: 1311JC012
Local: 8-1-A-32


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters