RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DIAS AZEDO, Mathias Jozé. COMPENDIO MILITAR,

ESCRITO SEGUNDO A DOUTRINA dos melhores Autores para instrusaõ dos Discipulos D’ACADEMIA REAL DE FORTIFICASAÕ, ARTILHERÎA, E DEZENHO, E OFFERECIDO AO SERENISSIMO SENHOR D. JOAÕ, PRINCIPE DO BRAZIL; POR MATHIAS JOZÉ DIAS AZEDO, Cavaleiro profeso na Ordem de S. Bento d’Avis, Sargento mór d’Infantarîa com exercício no Real Córpo d’Engenheiros, e Lente da dita Academia. TERCEIRA PARTE [e única publicada], Que trata dos Elementos de Tatica. LISBOA, Na Regia Typografîa Silviana, Anno de 1796.

In 4º (de 19x13 cm) com [viii], xv, 291, [xiv] págs.

Encadernação da época, inteira de pele mosqueada, com ferros a ouro e rótulo vermelho na lombada.

Profusamente ilustrado com uma bela vinheta representando uma batalha campal e 39 gravuras desdobráveis em extratexto com máquinas e armas de guerra da Idade Média (arietes, catapultas, entre outras) e da Idade Moderna (como, por exemplo, canhões, obuses e bombardas), bem como planos da entrada em posição dos regimentos e das guarnições (com as graduações dos comandos assinaladas) e as ordens unidas individuais, de companhia e de regimento e as ordens de batalha das divisões dos exércitos.

Único volume publicado desta obra, correspondendo aos elementos de táctica. Apenas existe um exemplar na BNP.

Inocêncio VI, 160: “ Mathias José Dias Azedo, nascido em Lisboa em 1758, morreu em 1821. Eis aqui a nota extraída dos assentos que a seu respeito existem na secretaria do comando geral do corpo de engenheiros: «Assentou praça aos 22 annos em 11 de Março de 1780. Promovido a primeiro Tenente de infantaria com exercicio de engenheiro, por decreto de 2 de Junho de 1783. Capitão com o mesmo exercicio em 10 de Dezembro de 1789. Major com o mesmo exercicio em 4 de Abril de 1795. Tenente coronel em 4 de Maio de 1800. Coronel em 23 de Maio de 1801, pelo merecimento, inteligencia e valor com que se houve no governo e defeza da praça de Campo maior. Brigadeiro em 3 de Julho de 1801. Marechal de campo aos 7 de Julho de 1810. Tenente general em 10 de Julho de 1813.» Foi muitos anos Lente da Academia R. de Fortificação; Comandante geral do corpo de Engenheiros desde 16 de Dezembro de 1810 até o seu falecimento: Inspector do Arquivo Militar em 21 de Fevereiro de 1812: Encarregado da inspecção das linhas de defesa da capital e praça de Peniche em 3 de Junho de 1814, e novamente em 27 de Dezembro de 1816, Membro da Junta do Código penal militar, por decreto de 17 de Maio de 1816, servindo até 20 de Fevereiro de 1820, dia em que foi concluído o projecto do mesmo código, mandado pôr em execução por alvará de 17 de Agosto de 1820; Conselheiro da guerra por decreto de 17 de Dezembro de 1817, Membro do Governo provisório aclamado em Lisboa em 15 de Setembro de 1820, e depois Secretario da Junta provisional do Governo supremo, desde o 1º de Outubro d"esse ano ate 26 de Janeiro do ano seguinte, Inspector das fortificações do reino por portaria da mesma Junta do 1º de Janeiro de 1821”. Gozou no seu tempo créditos de muito instruído, não só nos diversos ramos da ciência e profissão militar, mas nos de belas letras, e passava por ser mui bom poeta.

Compendio militar, escripto segundo a doutrina dos melhores auctores, para instrucção dos discipulos da Academia Real de Fortificação Artilheria e Desenho. Offerecido ao serenissimo senhor D. João principe do Brasil. Terceira parte, que tracta dos elementos da Tactica. Lisboa, na Regia Offic. Silviana 1796. 8.º gr. de VIII XV 291 pag., com trinta e nove estampas.

O autor seguiu nesta composição o sistema de ortografia regulado pela pronúncia, pouco mais ou menos conforme às doutrinas e exemplo de Verney e do Padre Theodoro de Almeida. - As partes primeira e segunda da obra, prometidas para depois, não chegaram a aparecer”.

Referência: 1312CS068
Local: M-9-F-31


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters