RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



XAVIER DO MONTE, João Pedro. O HOMEM MEDICO DE SI MESMO,

OU SCIENCIA, E ARTE NOVA De conservar cada hum a si próprio a saude, e destruir a sua doença, DIRIGIDA AO BEM COMMUM POR JOAÕ PEDRO XAVIER DO MONTE Medico Portuguez, e natural de Santarem. LISBOA: Na Officina de ANTONIO VICENTE da Silva. Anno MDCCLX. [1760].

In 8º (de 14x10 cm) com 179, [iv] págs.

Encadernação da época inteira de pele com lombada levemente cansada.

Exemplar com pequena falha de papel no anterrosto sem afectar a mancha gráfica.

Obra não referida pela BNP.

As licenças da obra encontram-se colocadas nas últimas 4 páginas inumeradas.

Salientamos e transcrevemos as duas licenças do Ordinário e do Paço subscritas por Inácio Barbosa Machado: «Do Ordinário; Com sumo gosto vi o livro, de que trata a petição, por ser um socorro oportuno para conservar a saúde, e precaver as enfermidades futuras. Seja Deus servido para que aproveite, para benefício deste Reino [etc.]. Do Paço; Nesta obra, em que foi seu autor João Pedro Xavier do Monte, Professor de Medicina, instrui ao Homem para ser Medico de si mesmo, além de estar composta com muita erudição [etc].»

Inocêncio (IV, 16 e X, 329) não viu a obra, tal como refere o mesmo: “João Pedro Xavier do Monte, Formado em Medicina, e Médico na vila de Santarém, que cuido ser sua pátria. Aí morreu, ao que parece depois de 1788. 1169) O Homem medico de si mesmo, ou sciencia e arte nova de conservar cada um a si proprio a saude, e destruir a doença, dirigida ao bem commum. Lisboa, 1760 8.º. […] Informou o sr. dr. Rodrigues de Gusmão, que a obra: O homem medico (n.º 1169) foi impressa em Lisboa na offic. de Antonio Vicente da Silva, em 1760, 8.º de IV 179 pag. - Aí se intitula ele: «médico português, natural de Santarém». Dos seus poemas falou o Teófilo Braga, nos Estudos da Idade Média, pag. 248 e 249”.

Referência: 1407JC039
Local: M-3-B-13


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters