RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CICOGNA. (Giovan Mattheo) IL PRIMO LIBRO DEL TRATTATO MILITARE

DI GIOVAN MATTHEO CICOGNA VERONESE; NEL QVALE SI CONTENGONO VARIE regole, & diuersi modi, per fare com l’ordinanza Battaglie nuoue di fanteria. COM DVE TARIFFE, L’VNA DELLE ORDINANZE, & l’altra delle battaglie quadre perfette per ogni faccia: & molti altri ricordi vtillissimi ad ogni buon soldato. CON PRIVILEGIO. [Vinheta armoriada com as figuras do autor e do impressor: Gio. Matteo e Camillo]. IN VENETIA, Appresso Camillo Castelli. M. D. LXXXIII. [1583].

In 4º de 19,5x14,4 cm. Com [vi], 65, [i] fólios. Encadernação da época em pergaminho flexível com o título manuscrito na lombada. Cortes das folhas decorados com belos desenhos dourados sobre fundo azul escuro.  

Marca do impressor na folha de rosto, rodeada por dois guerreiros que representam o autor e o impressor. Cabeção no início da dedicatória, com as armas dos Farnese ao centro de uma composição alegórica e com numerosas iniciais decoradas ao longo do texto. Profusamente ilustrado com quadros e diagramas das ordens de batalha da infantaria enquadrada por peças de artilharia.

Exemplar com assinatura de posse em letra do século XVII, no pé da folha de rosto: He De Ant[ónio] Jorge de Vasconcellos. Leve mancha desvanecida nas margens das primeiras folhas. 

As folhas preliminares contêm: Dedicatória do autor, datada de 1567, A Octávio Farnese, Duque de Parma e Piacenza; Carta ao autor do Capitão Giovanni Spinelli, com resposta do autor e índice dos capítulos.     

2ª Edição muito rara. A primeira edição foi publicada em Veneza, por Bariletto, no ano de 1567. 

Esta obra foi pioneira no uso que faz de xilogravuras para exemplificar o número de soldados e as diferentes disposições das unidades militares em campanha.   

O autor era um humanista o que fica patente na sua preferência pelas táticas macedónias (a falange) e romanas no uso da infantaria. No entanto muitas das formações explicadas pelo autor decorrem da sua experiência militar e já eram usadas pelos portugueses durante o século XVI, por influência espanhola e suíça.  

Giovanni Matteo Cicogna (Verona 15? - 15?) Militar, estudioso e escritor italiano. 

USTC, Nº 822594.

SBN - IT/ICCU/BVEE/002057.

CNCE 12519.


Temáticas

Referência: 1505JC021
Local: M-11-C-67


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters