RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FETIS. (Mr.) A MUSICA AO ALCANCE DE TODOS.

Noticia succinta de tudo o que é necessario para ajuizar e fallar d'esta Arte sem a ter estudado. Por ... Mestre de Capella de S, M. o Rei dos Belgas e Director do Conservatorio de Musica. Traduzida em Portuguez por José Ernesto D'Almeida. Typographia Commercial. Porto. 1845.

De 21x15 cm. Com 290 págs.

Encadernação da época com lombada e cantos em pele. Ilustrado no texto com notação musical.

Exemplar com título de posse na folha de rosto "Do Pe. Antonio Joze Gomes Ferreira, Braga, rua do Souto  n.º 18" e ex-libris de Maria Amelia Cruz nas folhas de guarda.

Apresenta o seguinte mote:

'Quel art donne des jouissances ausi pures et laisse dans le coeur une impression plus profonde? Tous les peuples du monde chantent et dansent; il y en a bien peu qui connaissent la peinture et la poésie. Castil-Blaze'.

Inocêncio IV, 311. 'JOSÉ ERNESTO DE ALMEIDA, Egresso da Congregação dos Conegos Seculares de S. João Evangelista, cujo instituto professára aos dezoito annos d’edade no de 1825, e n’elle permaneceu até á extincção das Ordens regulares em 1834. Applicou-se ás sciencias proprias do seu estado, e mais particularmente á arte da musica, que fôra desde a infancia a da sua maior predilecção. Tendo exercido no convento as funcções de Organista, deu-se depois ao ensino particular da mesma arte, e á composição de varias peças, em que ha feito prova dos conhecimentos adquiridos no estudo do contraponto.— N. na cidade do Porto a 27 de Septembro de 1807.

De seu pae Henrique Ernesto de Almeida Coutinho fica já feita a devida commemoração no volume III d’este Diccionario.— E. 3119) A Musica ao alcance de todos, por F. J. Fetis, traduzida em portuguez. Porto, na Typ. Commercial 1845. 4.º de 290 pag.— Segunda edição, accrescentada com o Diccionario de Musica. Ibi, Typ. de Sebastião José Pereira 1859. 8.º gr. de 275-128 pag. (1)

As suas obras musicaes, de que hei noticia por uma nota autographa que tenho presente, e que parece se conservam até agora ineditas, são: 1.º Quatro Sonatas para piano com acompanhamento de violino e violoncello ad libitum. 2.º Symphonia a grande orchestra, dedicada á Sociedade Philarmonica Portuense, de que é membro. 3.º Abertura para orchestra. 4.º A Opera Norma de Bellini, arranjada para quinteto de flauta, dous violinos, viola e violoncello. 5.° Varios trechos da mesma opera, só para piano. 6.º Duas quadrilhas para piano. 7.º Variações para rebeca sobre a canção italiana Già la notte s’avvicina, etc.

NOTAS (1) Consta que ha tambem exemplares em separado do Diccionario das palavras que habitualmente se adoptam em musica, traduzido e accrescentado de F. J. Fétis, 8.º gr. de 128 pag. E com esta mesma numeração se acha depois das VIII 2753 paginas da obra principal, descripta sob n.° 3119, na edição de 1859.'

Existe apenas um exemplar registado na BNP. M. 1310 V.

Referência: 1511IA061
Local: M-15-C-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters