RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79462

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DICCIONARIO DA LINGOA PORTUGUEZA PUBLICADO PELA ACADEMIA DAS SCIENCIAS DE LISBOA.

TOMO PRIMEIRO. A. LISBOA NA OFFICINA DA MESMA ACADEMIA. ANNO DE M. DCC. XCIII. [1793]. Com licença da Real Meza da Comissão Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros.

In fólio de 40x26 cm. Com 543 págs. Encadernação do século XIX com cantos e lombada em pele, com rótulos e ferros a ouro.

Impresso sobre papel de muita qualidade. Texto disposto em 2 colunas. Escudo da Academia das Ciências de Lisboa xilogravado na folha de rosto.

Exemplar com ex-libris de Oliveira Simões. Falhas de pele na lombada.

Primeiras páginas com dedicatória à rainha Maria I; prólogo; «Planta para se formar o dicionário, apresentada e aprovada em 1780»; «Memórias e louvores da lingua portugueza que se acham em diversos autores»; explicação das abreviaturas dos nomes de autores e títulos de obras; aviso ao leitor (sobre o catálogo que se segue); catálogo dos autores e obras que se leram e entraram na composição do dicionário (ocupa a maior parte das páginas preliminares, desde a liii à cc); errata do catálogo; explicação das abreviaturas gerais.

Único volume publicado.

Primeiro dicionário académico português, muito importante para os estudos linguísticos e pelo valor bibliográfico do «Catálogo de autores [...]».

O Dicionário da Academia Real das Ciências de Lisboa foi a primeira tentativa de dicionário académico português e teve como objetivo principal compilar e definir os vocábulos da língua portuguesa, além de fornecer informações sobre a sua origem, uso e variações. Este foi o primeiro grande projeto da Academia desde a sua fundação em 1779, concebido como parte dos seus esforços para promover o estudo da língua e consolidar a sua normatividade, refletindo o contexto do Iluminismo europeu. Em sessão de 4 de Julho de 1780, foi apresentada a «Planta para se formar o Diccionário», e o primeiro tomo, que haveria de ficar único, foi publicado em 1793.

O desenvolvimento do dicionário foi liderado por três académicos: Pedro José da Fonseca, Bartolomeu Inácio Jorge e Agostinho José da Costa de Macedo, que desempenharam papéis importantes na seleção do corpus e na organização do conteúdo. O primeiro e único tomo publicado abrangeu palavras começando com a letra A, até «azurrar». O primeiro escreveu os textos introdutórios, onde se explicita o «desenho, a ordem, contextura e materia do Diccionário», e foi também o principal coordenador da seleção e do tratamento do corpus; o último foi o responsável pela compilação e redação do «Catálogo dos autores [...]». Este catálogo trata-se de uma abundante recolha e apreciação bibliográfica (prolonga-se por 150 páginas in folio) sobre os autores «clássicos» portugueses e as suas obras, até ao final do século XVII.

A obra apresenta uma estrutura lexicográfica moderna, incluindo classificação gramatical, com informações complementares sobre o género, o número, as irregularidades e as regências dos verbos; indicação sobre o uso ou variedade, etimologia, variantes ortográficas; a textualização autorizada; a abonação de epítetos para os substantivos, e de advérbios de modo (em -mente) para os verbos; e, «no fim de cada vocabulo», acrescentam-se «os Adagios ou Proverbios, que lhe tocarem».

Embora tenha sido bem recebido e reconhecido como um empreendimento significativo, a continuidade do projeto foi interrompida devido à falta de recursos e à dificuldade em manter os altos padrões estabelecidos. No entanto, décadas depois, em 1988, sob a coordenação do Professor João Malaca Casteleiro, o projeto foi retomado e concluído, resultando no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, publicado em 2001.

Ref.:

Verdelho, Telmo (2007). Dicionários portugueses: Breve história. Verdelho, T. & Silvestre, J. P. (Orgs.), Dicionarística Portuguesa, Inventariação e Estudo do Património Lexicográfico (pp. 11–60). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Inocêncio II, 137, 70; IX, 115-116.

 


Temáticas

Referência: 1512IA059
Local: M-4-A-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters