RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTOS CRUZ. (Francisco Ignacio dos) DA PROSTITUIÇÃO NA CIDADE DE LISBOA.

Ou Considerações historicas, hygienicas e administrativas em geral sobre as PROSTITUTAS, e em especial na referida cidade: com a exposição da legislação portugueza a seo respeito, e proposta de medidas regulamentares, necessarias para a manutenção da Saude Publica, e da Moral. Por ... Medico pela Universidade de Coimbra, Socio livre da Academia Rel das Sciencias de Lisboa, Vice-Presidente do Conselho de Saude Publica do Reino &c. Typ. Lisbonense. Lisboa. 1841.

In 8º (de 20x13 cm) com 457 págs.

Encadernação da época com lombada e cantos em pele.

A obra analisa a história da prostituição em Portugal, comparada com a de outros países e da legislação relativa a estas práticas, seguida de um 'Projecto de regulamento policial, e sanitário para obviar os males, causados á moral e á saude pela prostituição pública'. Transcreve a lista dos locais onde foi proibida a habitação às prostitutas pelos Editais da Administração Geral, de 5 e de 23 de Maio de 1838. Inclui também mapas 'das casas públicas e das prostitutas a elas respectivas' existentes em Lisboa e modelos de impressos previstos no projecto de regulamento proposto pelo autor, que defende o exercício da prostituição, regulamentado pelo Estado, em casas próprias para esse fim.

Livro muito raro.

Inocêncio II, 391-392: «FRANCISCO IGNACIO DOS SANCTOS CRUZ, do Conselho de Sua Magestade, Bacharel formado em Medicina pela Univ. de Coimbra em 1814, Vice presidente do Conselho de Saude Publica do Reino por decreto de 7 de Janeiro de 1837, e ultimamente Presidente do mesmo Conselho, antigo Socio effectivo da Acad. R. das Sciencias, da qual se despediu por desgostos particulares, pouco depois da nova reorganisação d"este estabelecimento, etc. N. em Santarem a 10 de Outubro de 1787, e m. em Lisboa, depois de prolongada molestia, em 30 de Março de 1859. Teve por irmão mais novo outro distincto medico, Manuel dos Sanctos Cruz, do qual se fará menção em devido logar. Vej. a sua biographia, escripta pelo sr. dr. Rodrigues 820)

Da prostituição na cidade de Lisboa, ou considerações historicas hygienicas e administrativas em geral sobre as prostitutas, e em especial na referida cidade; com a exposição da legislação portugueza a seu respeito, e proposta de medidas regulamentares necessarias para a manutenção da saude publica, e da moral. Lisboa, na Typ. Lisbonense 1841. 8.º gr. de 457 pag. com varios mappas estatisticos. etc. Os criticos de gosto mais escrupuloso desejariam encontrar nos escriptos d"este erudito medico maior pureza na dicção, propriedade e escolha na linguagem, e estylo mais limado e adequado á natureza dos assumptos que tractou. O que todavia não poderão negar, é que nas suas obras transpira mui variada lição, amor á sciencia, e desejo de ser prestavel á patria, dedicando todos os seus trabalhos a objectos de immediata utilidade e interesse publico».

Referência: 1601IA066
Local: M-5-D-18


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters