RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CINCINNATO DA COSTA. (Bernardino Camilo) e D. Luiz de CASTRO. LE PORTUGAL AU POINT DE VUE AGRICOLE.

Ouvrage publié sous la direction de … De l’Institut Agronomique de Lisbonne. Directeurs de la Royale Association Centrale de l’Agriculture Portugaise. Lisbonne. Imprimerie Nationale. 1900.

De 31x22 cm. Com XXXVIII-965 págs. Brochado. Precisa de ser encadernado. Muito ilustrado.

Obra executada e publicada por ordem da Grande Comissão de Lisboa organizadora da representação portuguesa à Exposição Universal de 1900. Colaboração do Conde de Ficalho, Paul Choffat, Filipe E. de Almeida Figueiredo, Júlio A. Henriques, Paula Nogueira, Cincinnato da Costa, Larcher Marçal, S. Monte Pereira, Rodrigues de Morais, Menezes Pimentel, Telles de Menezes, Pedro Roberto da Cunha e Silva, Anselmo de Andrade, D. Luiz de Castro.

As ilustrações incluem 93 estampas sobre papel couché com fotogravuras, gráficos, cartas geográficas de Portugal, e numerosas gravuras no texto.

Obra dividida em um prólogo e três partes: “A Terra Portuguesa” trata da geologia, o solo arável, a flora e dos animais agrícolas; “A Produção agrícola” com capítulos dedicados ao vinho, azeite, cereais, frutos e legumes, madeiras e cortiça, plantas têxteis, lã, indústria do leite, a apicultura, as salinas e um capítulo dedicado à agricultura nos Açores e Madeira; “A Vida Rural” sobre a população e a estrutura da propriedade agrícola, o crédito à agricultura, o ensino técnico, os subsídios do Estado e o associativismo rural.

Exemplar com assinatura de posse de Ernesto Lemonde de Macedo, datada de 28-06-1915, no rosto e na capa anterior de brochura.

No prefácio os directores afirmam que a obra requereu "considerável esforço de trabalho com o objectivo de dar a conhecer no estrangeiro de uma forma rigorosa um dos sectores ... mais importantes da economia portuguesa".

Efectivamente é um magnífico trabalho, realizado com grande qualidade e apresentado numa edição muito bela, que faz um retrato da agricultura portuguesa em 1900, dando grande atenção ao meio natural e humano, não deixando de lado as actividades tauromáquicas, as questões do crédito agrícola, o ensino e os subsídios do Estado.   

 

 

Referência: 1603PG054
Local: M-1-A-4


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters