RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

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NICOLÁS, Fray Lorenzo de San. ARTE, Y USO DE ARQUITECTURA.

DIRIGIDO AL PATRIARCHA SAN JOSEPH COM EL PRIMER LIBRO DE EUCLIDES traducido de Latin en Romance. PRIMERA PARTE. COMPUESTO POR EL PADRE FRAY LORENZO de S. Nicolàs, Agustino Descalzo, Maestro de Obras, y Arquitecto: natural de la muy Noble, y Coronada Villa de Madrid. TERCERA IMPRESSION. CON LICENCIA. En Madrid: Por Manuel Romàn. Año 1736.

Seguido da 2ª parte: ARTE, E USO DE ARQUITECTURA, SEGUNDA PARTE. CON EL QUINTO, Y SEPTIMO Libros de Euclides, traducidos de Latin en Romance; y las medidas dificiles de Bobedas, y de superfícies, y pies cúbicos de Pichinas. CON LAS ORDENANZAS DE LA Imperial Ciudad de Toledo, aprobadas, y confirmadas por la Cesarea Magestad del señor Emperador Carlos Quinto, de gloriosa memoria. COMPUESTO POR PADRE FRAY LORENZO DE SAN NICOLAS, Agustino Descalzo, Arquitecto, y Maestro de Obras, natural de la muy Noble, y Coronada Villa de Madrid. DIRIGIDO AL PATRIARCHA SAN JOSEPH. CON LICENCIA. En Madrid: Por Manuel Romàn. Año de 1736.

Junto com:

VIGNOLA, Jacome de. REGLA De las cinco ordenes de ARQVITECTVRA DE Jacome de Vignola. Agora de nueuo traduzido de Toscano en Romance por Patritio Caxesi Florentino, pintor y criado de su Mag. DIRIGIDO AL GRAN DOTOR DE LA IGLEssia S. Geronimo mi amparo I protector. EN MADRID A costa de Isidro Colomo Mercader de Libros. A[ño] 1702. Ba añedido en esta Vltima Impression. A costa de Joseph Antonio Pimentel. Se vende en casa del dicho en La plaçuela del Angel. Año 1736 en la calle de las Carretas. 

3 volumes encadernados em 1 volume.

In folio (de 26x19 cm) com [8], 334, [10], [4 br.] + [6], 387, [3], [1br.] págs. + 58 fólios.

Encadernação da época em pergaminho flexível com vestígios de atilhos.

Profusamente ilustrado com desenhos de projecções geométricas no espaço xilografados no texto e com 58 gravuras extratexto, abertas em chapa de metal, representando os conceitos teóricos das ordens de arquitectura clássica.

A folha de rosto do 1º volume apresenta uma portada arquitectónica com alegorias à geometria e à aritmética; a página de rosto própria do 2º volume apresenta um quadrilongo tipográfico decorativo; e a página de rosto das Regras de Vignola apresenta igualmente uma portada arquitectónica com o mesmo tema alegórico (geometria e aritmética) e com as armas reais do reino unido da Espanha e Portugal.

Fray Lorenzo de San Nicolás (Madrid 1593-1679) foi um frade da ordem dos agostinhos e um reconhecido arquitecto da Corte de Espanha cuja maior relevância foi a sua autoria dos tratados de arquitectura que publicou. Era filho de Juan Martín, também um conhecido arquitecto, que enviou o seu filho a estudar como mestre-de-obras. A inexistência de manuais e de tratados práticos, bem como a inexistência de uma escola de arquitectura levou Lorenzo de San Nicolás a publicar Arte y Uso de Architectura.

Esta obra foi publicada em duas partes (em 1639 e em 1665). A publicação teve um enorme sucesso junto dos arquitectos das obras das outras congregações religiosas, tal como aconteceu com o arquitecto capuchino Frei Domingo de Petrés que requisitou de Espanha para a Colômbia o único exemplar da obra existente na sua congregação para poder ser consultado. O prestígio de Lorenzo de San Nicolás valeu-lhe títulos honoríficos que recusou, tais como Mestre da Alhambra e da Catedral de Granada, ficando no entanto com a comissão das obras da cidade de Madrid e do Patronado Real. Faleceu aos 86 anos e apenas 4 anos depois de projectar a sua última obra.

Arte y Uso de Architectura tem uma clara intenção pedagógica e destina-se a aulas práticas, definindo os materiais a usar e as responsabilidades de um mestre-de-obras, sendo incluídos alguns exemplos de construções e inovações que o mestre já tinha levado a cabo. O seu tratado obra foi criticado por muitos devido à sua linguagem simples, no entanto foi esta a razão da sua grande popularidade e a reimpressão em 1665 foi ampliada e corrigida.

 

 3 volumes bound in one.

In folio. Dim.: 26x19 cm. [8], 334, [10], [4 br.] + [6], 387, [3], [1br.] pp. + 58 folios.

Binding: Contemporary flexible parchment with traces of clasps.

Illustrated with several wood engraved drawings of geometrical projections and 58 copper plate engravings hors text, depicting the theoretical concepts of classic architecture.

The title page of the first volume presents an architectural arch with allegories to geometry and arithmetic. The title page of the second volume has a typographic decorated frame. The title page of the Vignola Rules also has an architectural arch with the same allegoric theme and the Royal coat of arms of the United Kingdom of Portugal and Spain.

Fray Lorenzo de San Nicolás (Madrid 1593-1679) was an Augustinian friar and a famous architect of the Spanish court, being specially known for the architecture treatises he published. His father, Juan Martín, also a renowned architect, sent him to learn masonry. The lack of practical manuals and treatises, as well as of a school of architecture lead Lorenzo de San Nicolás to publish Arte y Uso de Architectura.

This work was published in two parts (1639 and 1665). It had a great success among architects of the other religious congregations, as, for instance, the Capuchin Friar Domingo de Petrés who requested his congregation in Spain to send to Colombia the only copy available. The prestige of Lorenzo de San Nicolás earned him several honorary titles that he refused, like Master of Granada Alhambra and Cathedral, keeping, however, the commission of the city of Madrid and the Royal Patronage Real. He died at 86, 4 years after projecting his last work.

Arte y Uso de Architectura has a clear pedagogical intension and targets practical classes, defining materials to work with and the responsibilities of a master builder, including some examples of buildings and innovations that the master had already build. His treatise was criticized by many due to its simple language, however this was the reason for its big popularity. The reprint of the work in 1665 was augmented and corrected.

 

 

Palau, 293213: «Año 1726 (sic, por 1736) fol. 4 h. con frontis grab. madera, 344 p. o 4 h. 288 p. 60 pts. Garcia Rico 1928. 200 pts. Porter 1956. 175 pts. Peiró 1950. En realidad se tercera impressión de la primera parte y segunda de la segunda, asi como la siguiente es sólo cuarta de la primera y tercera de la segunda».

Referência: 1604JC015
Local: M-8-D-27


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