RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79725

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DIÁRIO DA MANHÃ [Número especial comemorativo do 28 de Maio]

Órgão da União Nacional. Ano XIII da Revolução Nacional. Sábado 28 de Maio de 1938. Lisboa. Suplemento ao Nº 2548 Ano VIII. Director. M. Pestana Reis. Proprietário Companhia Nacional Editora, Editor António da Fonseca.

De 58x43 cm. Com [lxxvii] fólios inumerados. Brochado.

Profusamente Ilustrado.

Exemplar conserva capas de brochura com defeitos e perda de suporte na capa posterior. Todas as páginas marginadas por tarjetas com símbolos nacionais e alusivos às descobertas. Textos de Araújo Correia e de Alexandre de Morais.

Obra de propaganda, que é hoje uma importante fonte para o estudo do Estado Novo e da História de Portugal nos anos trinta, pela grande quantidade de informações que inclui sobre os anos de 1937 e 1938, sobre as autarquias e a vida económica.

“No aniversário da Revolução Nacional, a Nação. Representada por suas instituições administrativas e corporativas, forças do trabalho e da terra, comércio e indústria, saúda, reconhecida e confiante, os seus Chefes gloriosos CARMONA e SALAZAR por intermédio do DIÁRIO DA MANHÃ. XXVIII V MCMXXXVIII”.

Fotografia de uma reunião de Salazar com Carmona e fotografias dos membros do Governo acompanhadas de artigos sobre as Forças Armadas, as Finanças, a Agricultura, a Política do Espírito, a política internacional, os resultados da Administração Colonial, a acção do Ministério da Educação, a obra Ministério da Marinha, a actividade da Pasta da Justiça, o Ministério do Interior, o Ministério das Obras Públicas e Comunicações, a Emissora Nacional e os seus programas, a actividade teatral, o Secretariado de Propaganda Nacional, a Caixa Geral de Depósitos e a organização Corporativa.

Segue-se um registo dos principais acontecimentos ocorridos desde 1 de Maio de 1937 a 17 de Maio de 1938, o plano de arborização da Serra de Monsanto, folha com os retratos dos dirigentes da União Nacional e citações de Salazar e Carneiro Pacheco, folhas com a divulgação das obras de hidráulica agrícola e a remodelação dos Hospitais Civis de Lisboa.

Com o título “As câmaras municipais e os Distritos saúdam Carmona e Salazar” desenvolve-se a maior secção deste número especial que é constituída por uma folha com o retrato do governador civil de cada distrito, ladeado por fotografias dos principais monumentos da sua região e seguida por folhas com os nomes dos membros das camâras municipais e das juntas de freguesia do respectivo distrito, tendo no fim: “O Portugal Insular saúda Carmona e Salazar”.

Inclui também uma secção intitulada “O comércio e a indústria saúdam Carmona e Salazar” com anúncios de numerosas empresas de todos os ramos de actividade.

As páginas relativas às autarquias e ao comércio e indústria têm no centro citações de Salazar e textos encomiásticos à sua personalidade e às realizações do Estado Novo, nomeadamente no campo da reorganização do Exército, da estabilização da situação financeira e da política colonial, com as consequências da promulgação do Acto Colonial.

 


Temáticas

Referência: 1604PG002
Local: M-grande formato-2/3-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters