RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FERREIRA, António. LUZ VERDADEYRA, E RECOPILADO EXAME DE TODA A CIRURGIA,

DEDICADO A’ AUGUSTA, E REAL MAGESTADE DE EL-REY DOM PEDRO II. NOSSO SENHOR: AUTHOR O LICENCIADO ANTONIO FERREYRA, Cirurgiaõ da Camera do dito Senhor, sua Guarda, & Hospital Real, dos Carceres do Santo Officio, & Familiar delle, & do Tribunal da Relaçaõ desta Corte, Cavalleyro professo da Ordem de nosso Senhor JESU Christo: ACRECENTADO NESTA QUARTA IMPRESSAM COM HUMA Nova Pratica do mesmo Author, com todos os acidentes que podem sobrevir às feridas. LISBOA, Na Officina de VALENTIM DA COSTA DESLANDES, Impressor de Sua Magestade, & à sua custa impresso. ANNO M. DCCV. [1705].

In fólio (de 28,7x19,5 cm) com [20], 527 [aliás 557] págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com nervos e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com tarjas e vinhetas xilográficas no final dos capítulos, as armas de Portugal na vinheta tipográfica da página de rosto e a ilustração de uma prensa na página 481.

Exemplar com uma leve mancha de humidade à cabeça das páginas 156 até 167, mancha de tinta da época na página 458 e ligeiro trabalho de traça marginal na página 484 e seguintes. Erros na paginação: págs. 421 a 460 repetidas e pág. 280 salta para a pág. 289, ambas sem perdas da sequência do texto.

Obra impressa com uma coluna central e uma coluna de notas impressas em marginália na dianteira das páginas. Folha de rosto impressa a duas cores: preto e vermelho.

4ª impressão desta obra (a primeira foi publicada por Domingos Carneiro, em 1670).

Inocêncio I, 142: «António Ferreira (3.º) Cavaleiro da Ordem de Cristo, Cirurgião da camara d’El-rei D. Pedro II, e da Rainha D. Catarina, que em 1662 acompanhou a Londres, e por mais de vinte anos Cirurgião no Hospital de Todos os Santos de Lisboa. Nasceu nesta cidade em 1626 conforme Barbosa; e se morreu como este diz em 1679, deveria ter então 53 e não 63 anos de idade, como incoerentemente se lê na Biblioteca Lusitana. Luz verdadeira, e recopilado exame de toda a Cirurgia. Lisboa, por Domingos Carneiro 1670 fol. - E accrescentado com uma addição breve e nova practica do auctor. Ibi, por Valentim da Costa Deslandes 1705 fol., com um prologo de seu filho o desembargador Ignacio Lopes de Moura. Esta segunda edição, que é preferível á primeira, e vem citada no Catalogo da Academia, corre todavia no mercado por preços menos que medíocres. Nem uma nem outra são vulgares. Quanto ao mérito do autor, reproduzirei aqui o que a seu respeito diz um crítico da mesma profissão, e que parece falar com imparcialidade e conhecimento da matéria. «A. Ferreira deve fazer gloriosa época nos anais da Cirurgia universal, e muito particularmente nos da do nosso Reino, como ilustre, sábio, e consumado pratico. Ainda hoje se admiram os seus grandes talentos na sua obra Luz verdadeira etc., que por suas qualidades teórico-práticas e pela universal aceitação com que foi recebida, fez esquecer o livro de Cruz, e os de outros espanhóis que então corriam entre os portugueses, ficando o Ferreira em tudo e por tudo superior e apreciável, mesmo em toda a Espanha. E se a obra tivesse sido escrita em latim, a sua capacidade seria sem dúvida mais reverenciada e universalmente conhecida. A cada passo se manifesta não só a vária e vasta erudição de seu autor, pelo conhecimento das doutrinas de todos os outros estrangeiros que a cada passo cita, mas a infinidade de pensamentos próprios e uteis que se deixam conhecer nos lugares onde não usa daquelas autoridades.» Extraído de Manuel de Sá Mattos, na sua Bibl. Elementar Ciruryica Anatomica, Discurso 3.° pag. 63. Semelhantemente se exprime a respeito do assumpto outro crítico não menos inteligente, o doutor Caetano José Pinto d’Almeida nos seus Elementos de Cirurgia, parte 1.ª pag. 110 da tradução portuguesa.

 

Referência: 1605JC005
Local: M-2-C-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters