RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MÁRTIRES (D. Frei Bartolomeu dos) CATHECISMO, OU DOUTRINA CHRISTÃA

E PRATTICAS ESPIRITUAIS. Ordenado Por … Arcebispo, & Senhor de Braga, Primaz das Hespanhas. Para se ler nas Parroquias deste nosso Arcebispado, aonde naõ há Prégaçaõ, Com a vida, & morte se seu Autor, que escreveo o Arcebispo de Lisboa, o Senhor Dom Rodrigo da Cunha. (Vinheta com cesto de flores) LISBOA. Na Officina de JOAÕ GALRÃO. M.DC. LXXXIV. (1684) Com todas as licenças necessárias.

In 8º De 20x15 cm. Com [xl] 300 págs.

Encadernação da época inteira de pele, lombada com nervos e ferros a ouro de motivos vegetalistas. Um pouco cansada.

Exemplar com leves picos de traça marginais e assinatura de posse na folha de guarda Frei Joze [… ] Relig[ios]o do Conv[en]to da Boamorte Lx[isob]a. Outras assinaturas de posse rasuradas e ilegíveis.

Décima primeira edição e a terceira que inclui a biografia do autor escrita por D. Rodrigo da Cunha, que promoveu o processo de canonização em Roma.

Obra muito importante para o conhecimento da transmissão da doutrina da Igreja, no Século XVI em Portugal, no âmbito das reformas implementadas pelo Concílio de Trento. Teve primeira edição em 1564. Os exemplares de todas as edições são muito raros. 

O catecismo com práticas espirituais é a obra mais célebre de Frei Bartolomeu dos Mártires, um dos mais destacados prelados portugueses da chamada «contra reforma». Escrito para aplicação na Diocese de Braga, passou a ser usado em todo o país e no estrangeiro, pela sua qualidade literária e rigor doutrinal. Foi traduzido para castelhano e latim.  

Nas folhas preliminares: Provisão do autor determinando que os membros do clero que não tivessem estudos suficientes para pregar por eles mesmos, estavam obrigados a ler partes desta obra todos os Domingos e dias de guarda; Proemio; Licenças; Sumário da Vida e Morte do Illustrissimo Senhor D. Frei Bartolomeu dos Mártires… escrita pelo … Senhor D. Rodrigo da Cunha; Taboada do que se contem neste Cathecismo; Bula do Papa Gregório XV, de 27 de Setembro de 1622, concedendo indulgencias.

Frei Bartolomeu dos Mártires (Mártires, Lisboa 03-05-1514 –Viana do Castelo 16-07-1590) Entrou para a Ordem Dominicana no Convento de S. Domingos de Lisboa tendo professado a 20-11-1529. Formou-se em filosofia e teologia, que ensinou em Évora, Batalha, Salamanca e S. Domingos de Benfica durante mais de 20 anos. Foi nomeado Arcebispo de Braga e entrou na sua diocese em Outubro de 1559. Participou de forma brilhante na fase conclusiva do Concílio de Trento (1562-1563) Exerceu o seu múnus de bispo com grande dedicação e deu especial atenção à educação e aperfeiçoamento do clero e à assistência social aos mais pobres e desprotegidos. É autor de uma vasta obra filosófica e teológica de grande qualidade e fundou o Convento de S. Domingos em Viana do Castelo, onde viveu os últimos anos de vida e faleceu. Foi Beatificado por João Paulo II, no dia 04-11-2002. Será canonizado no segundo semestre deste ano de 2016.

Bartololeu dos Mártires. Catálogo Bio-Bibliográfico. BNP nº 13.

Inocêncio VIII, 364. 4.ª Cathecismo ou doutrina Christãa e pratticas espirituaes, etc. Com a vida e morte de seu autor etc. Lisboa, por João Galrão 1684. 4.º Tem no principio seis folhas innumeradas, de proemio, licenças, etc. e mais quinze ditas contendo o summario da vida e morte do arcebispo, a que se segue o texto da obra com 300 pag.


Temáticas

Referência: 1606PG007
Local: M-9-A-22

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters