RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79729

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



YOUNG, Edward. AS NOITES DE YOUNG

NOITES SELECTAS DE YOUNG, TRADUZIDAS DO INGLEZ em Portuguez por JOSEPH MANOEL RIBEIRO PEREIRA, Bacharel formado na Faculdade de Leis, actualmente empregado no serviço de Sua Magestade Fidelissima no lugar de Secretario da Companhia dom Pará, e Maranhão. Traducção augmentada com o Poema do Juizo ultimo do mesmo Author. LISBOA . Na Offic. Patriarc. De Francisco Luiz Ameno. M. DCC. LXXXII. [1782]. Com licença da Real Meza Censoria. Vende-se na loja de João Baptista Reycend, e Companhia, Mercadores de Livros ao Calhariz. Os mesmos vendem, e compraõ toda a qualidade de livros antigos, e modernos.

In 8ª de 15x10 cm. Com xiv, 257 págs. Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada.

Exemplar com títulos de posse na página de rosto e nas folhas de guarda.

1ª Edição rara (Inocêncio não terá visto exemplares pois apresenta a data errada de 1781). Foi reeditada em 1783 e 1787. É uma versão parafrástica, como todas as traduções de Ribeiro Pereira, realizada a partir da tradução francesa de l e Tourneur, Paris, 1769, que mereceu críticas de Filinto Elísio e de Inocêncio, que não eram sensíveis ao seu valor de divulgação, em Portugal, da literatura inglesa, que na época era ainda muito pouco conhecida e dos fins culturais e políticos do seu trabalho de tradutor.  

A presente edição foi dedicada ao Duque de Lafões, e terá sido um dos meios usados pelo tradutor para tentar obter um lugar na secretaria da Academia das Ciências fundada em 1779 e assim integrar-se melhor no ambiente cultural do reinado de D. Maria I, que em 29 de Outubro de 1778, lhe tido concedido o Hábito da Ordem de Cristo. Em 1781 já tinha publicado uma tradução da obra educativa de le Noble - Escola do Mundo provávelmente com o mesmo fim. Nas duas obras é feito o elogio do homem virtuoso que não deve desperdiçar tempo e do homem de comércio que deve ser productivo através duma actividade baseada na confiança e reputação.    

Ribeiro Pereira, que era bacharel em direito pela Universidade de Coimbra, foi um importante membro da elite Pombalina e para ascender a lugares da administração pública, traduziu obras de três autores franceses que defendiam a Monarquia Absoluta regime visto como a melhor solução para garantir a paz e a prosperidade. Foram elas: Compêndio de Orações Fúnebres de Flechier, 1764, Aventuras de Telémaco de Fenelón, 1765 e Elementos do |Comércio, de Forbonnais, 1766, este último com dedicatória ao Marquês de Pombal. 

A sua estratégia deu resultado, pois como anteriormente tinha sido habilitado para ocupar funções administrativas pelo Desembargo do Paço, em 5 de Março de 1768 foi nomeado Secretário da Junta de Administração da Companhia Geral do Grão Pará e Maranhão, que tinha sido fundado pelo Marquês de Pombal em 1755 e nela exerceu ao mesmo temopo as funções de Juiz de Fora. 

A nomeação foi aprovada pelo rei D. José em 17 de Março e Ribeiro Pereira tomou posse do cargo em 26 do mesmo mês e continuou a desempenhar estas importantes funções até ao momento da sua morte em 1797, mesmo depois da viradeira do reinado de D. Maria I e da extinção da Companhia. Neste período final tinha o título de secretário da Junta de Administração dos fundos da extinta Companhia do Grão Pará e Maranhão. A notável relevância da sua acção é hoje atestada pelos numerosos documentos da sua autoria, ou que a ele se referem, existentes nos Arquivos das companhias pombalinas. 

Ribeiro Pereira continuou sempre fiel ao Marquês de Pombal, mesmo depois da queda em desgraça do poderoso ministro e, quando em 1784 e 1785,  publicou uma segunda edição da sua tradução do Telémaco juntou-lhe um terceiro volume com uma conclusão da obra da sua autoria em que a personalidade de Pombal e a sua obra eram elogiadas de forma indirecta mas muito clara para os leitores da época.    

A obra "As Noites de Young" foi originalmente escrita em poema de rima livre, dividida em 9 capítulos, sendo um capitulo para cada noite, cada capítulo valendo por si mesmo e cada um contendo um pesar pela mortalidade e perda dos amigos e dos familiares. A parte mais conhecida da obra é o conceito de «procrastinação» contido no capítulo do «Tempo» e sobre a fuga desse mesmo tempo.

Edward Young (1681- 1765) foi um poeta inglês. A sua produção literária inclui obras de poesia, tragédia, ensaio e sátira, tais como The Last Day (1713), Busistris (1719), The Revenge (1721), The Universal Passion ou The Love of Fame (1725/1728), The Instalment (1726), An Apology for Punch (1729), The Complaint, or the Night Thoughts on Life, Death and Immortality (entre 1741 e 1745) e Conjetures on Original Composition (1759).

As suas últimas obras tal como esta ("Night Thoughts on Life", em português "As Noites de Young") promoveram o individualismo e a introspeção, assim como o pensamento sobre o papel que desempenham a religião e o raciocínio na observação que o Homem faz do Universo.

Sobre o livreiro João Baptista Reycend sabemos que editava um catálogo internacional de livros (um exemplar do mesmo registado on-line no British Museum), anunciando-se importador de jornais e periódicos estrangeiros (franceses, espanhóis, ingleses e holandeses), tendo também sido o autor de um dos mais importantes livros de referência sobre a reforma canónica do Concílio de Trento (em Latim e Português) editado em Lisboa em 1781. Os Reycendes eram uma familia vinda de França, no século dezoito, tal como os antigos livreiros Bertrand entre outros, e no século XIX já eram considerados portugueses. 

 In 8º. 15x10 cm. xiv, 257 pp.

Binding: Contemporary full calf with gilt tools on spine.

Copy with ownership titles on title page and half-title pages.

The work 'Night thoughts on life' (in Portuguese 'As Noites de Young') is a free rhyme poem, divided into 9 chapters, one for each night and each of them telling their own story. Each chapter transmits grief in face of death and the loss of friends and family. The most known part of the work is the concept of 'procrastination' in the chapter 'Time' about how you can escape time.

The English poet Edward Young (1681- 1765) wrote several books, which include poetry, tragedy, essays, and satire, such as The Last Day (1713), Busistris (1719), The Revenge (1721), The Universal Passion or The Love of Fame (1725/1728), The Instalment (1726), An Apology for Punch (1729), The Complaint or the Night Thoughts on Life, Death and Immortality (between 1741 and 1745), and Conjectures on Original Composition (1759).

His last works, including this one, promoted individualism and introspection, as well as the role that religion and reason have in how mankind sees the Universe.

About the bookseller João Baptista Reycend, it is known that he was the editor of an international book catalogue (one copy being registered at the British Museum website). He advertised himself as importer of foreigner newspapers and magazines (French, Spanish, English and Dutch). He was also the author of one of the most important reference books about the Council of Trent"s canonical reformation (in Latin and Portuguese), edited in Lisbon in 1781. The Reycende family arrived to Portugal from France in the 18th century, like the Bertrand booksellers, and in the 19th century they were already considered as a Portuguese family.

Ref: 

Monica Lupetti e Marco E.L. Guidi. Translation as Import Substitution: the Portuguese Version of Véron de Forbonnais’s Elémens du Commerce. University of Pisa. 2014

Gonçalves Rodrigues. A tradução em Portugal, Vol. I, 1388. Não viu exemplares desta edição e por isso afirma que a obra foi traduzida do inglês o que não é verdade.  

Inocêncio V, 9-10.  

 


Temáticas

Referência: 1610JC003
Local: 9-23-C-3

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters