RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MORAIS SILVA, António de. DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUEZA

COMPOSTO PELO PADRE D. RAFAEL BLUTEAU, REFORMADO, E ACCRESCENTADO POR ANTONIO DE MORAES SILVA NATURAL DO RIO DE JANEIRO. LISBOA, NA OFFICINA DE SIMÃO THADDEO FERREIRA. ANNO DE M. DCC. LXXXIX. [1789].

2 volumes In 4º de (25x19 cm) com xxii-752 e (ii)-541 pags.

Encadernações da época inteiras de pele com rótulo vermelho, nervos e ferros a ouro na lombada, um pouco cansadas. Cortes das folhas carminados.

Impressão a duas colunas, estampada sobre papel de linho avergoado, apresenta o brasão da Casa Real Portuguesa gravado ao centro das folhas de rosto.

Exemplar com leves vestígios marginais de humidade, títulos de posse coevos nas folhas de guarda. Conde d[o Lamarido?]

Rara primeira edição de uma obra resumida do monumental dicionário de Bluteau. Neste dicionário Morais Silva introduziu na lingua portuguesa as expressões coloquiais e nativas do Brasil.

Obra contém uma lista de assinantes, sendo alguns nomes de importantes intelectuais da época; e tem indicação na página de rosto de ter sido vendida na Livraria Borel e Borel, em Lisboa.

Inocêncio I, 209 e XXII, 323: “António de Moraes Silva bacharel formado em Leis pela Universidade de Coimbra, seguiu a carreira da magistratura, e sendo despachado para o Brasil, servia, dizem, o cargo de desembargador na relação da Baía quando, por motivo de desgostos que teve com o chanceler, resignou o lugar, e retirou se pare Pernambuco. Aí adquiriu algumas propriedades, e tornando-se Senhor d"Engenho, teve a patente de Capitão-Mór do Recife e coronel de milícias de Moribeca. Por ocasião da Revolução Republicana em 1817, o povo o nomeou membro do Governo Provisório; porém ele recusou tomar parte nos acontecimentos, conservando se a eles completamente estranho. Foi natural da cidade do Rio de Janeiro, e nasceu provavelmente entre os anos de 1756 e 1758. Morreu em Pernambuco em 1825, contando pelo meu cálculo de 67 a 69 annos. O pouco que há de averiguado para a sua biografia pode ler-se na Revista trimensal do Instituto do Brasil, tomo XV pág. 244”… “O Dicionário compreende 2 tomos com XXII-752 e 2-542 pág”.

 2 volumes. Large In 4º (26x21 cm). Bindings: full calf tooled at spines.

First edition of the abridgement of the first Portuguese dictionary writen by Rafael Bluteau. Silva’s abridgment introduced the Basilien colonial and native lexicum on everyday use.

Borba de Morais, 799. "This is the first edition of the famous dictionary by Moraes Silva. It is rare."

Referência: 1610JC004
Local: M-4-C-33


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters