RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FRANÇA. (José-Augusto) UNE VILLE DES LUMIÈRES LA LISBONNE DE POMBAL.

Préface de Pierre Francastel. Bibliothèque Génerale de L’ École Pratique des Hautes Études. VIe Section. S. E. V. P. E. N. PARIS. 1965.

De 26x18 cm. com 259 págs. Muito ilustrado no texto e com 48 extratextos.

Encadernação com lombada em pele, com nervos e decorada com ferros a ouro.

Exemplar preserva as capas e a lombada da brochura. Impresso em papel de qualidade superior.

Estudo muito bem documentado e original sobre a reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755, que inclui bibliografia crítica e índice analítico das ilustrações. É a 1ª edição de uma obra fundamental para o estudo da Lisboa Pombalina, que foi várias vezes reeditado e traduzida para português e italiano. 

Nele o autor defende que a Lisboa tal como foi reconstruída por Pombal é uma cidade influenciada pelo Iluminismo, mas adaptada aos condicionalismos culturais do país, sendo por isso mais influenciada pelos modelos da arquitectura antiga portuguesa e pelo facto de os responsáveis pelo projecto não serem arquitectos, mas engenheiros militares, do que pela cópia de modelos estrangeiros.

José Augusto França (Tomar 1922) é um dos mais importantes historiadores de arte portugueses, autor de importantes monografias sobre Amadeu de Sousa Cardoso, Rafael Bordalo Pinheiro, António Carneiro ou Almada Negreiros e de numerosos estudos sobre a arte dos Séculos XIX-XX.

Referência: 1612PG004
Local: FR-5-D-3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters