RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CONSCIÊNCIA, P. Manuel da. DELICIAS DO CORAÇÃO CATHOLICO, O SUAVISSIMO MENINO JESUS

NASCIDO EM BELÉM. Propõem-se para a terníssima festa de seu alegre Nascimento alguns vários, e affectuosos Exercicios, que à VIRGEM MARIA SENHORA NOSSA, E AO PATRIARCA S. JOSÉ DEDICA O P. MANOEL CONCIENCIA. Da Congregação do Oratorio de Lisboa, Qualificador do Santo Officio, e Examinador Synodal do Patriarcado. TERCEIRA IMPRESSAÕ. LISBOA. Na Officina de Miguel Manescal da Costa, Impressor do Santo Officio. Anno de 1745. Com todas as licenças necessárias, e Privilegio Real.

In 8º de 14x10,5 cm. [xxiv], 376 págs.

Encadernação da época com ferros a ouro na lombada e título gravado sobre rótulo amarelo.

Exemplar aparado e com algumas manchas, com assinaturas de posse no interior da pasta anterior: «Este Livro he de Soror Isabel … », «Agora he de Soror Maria Cecília» e «este livro é de Soror Joaquina Rita de Cassia».

As páginas preliminares sem numeração contêm a dedicatória à Virgem Maria e a S. José, Noticia e advertência prologetica ao leitor, censuras e licenças do P. Manuel de Pina, Fr. Boaventura de São Gião, Fr. Henrique de Santo António, P. Manuel Ribeiro e o índice.

Edição muito rara (Inocêncio não regista) de uma obra de devoção natalícia notável pelo magnífico estilo da prosa em que é escrita. Teve edições em 1724, 1732 e 1757.

P. Manuel da Consciência (Lisboa ? – 1739) Entrou na Congregação do Oratório em 2 de Fevereiro de 1698 e escreveu numerosas obras de teologia, devoção e ascéticas numa magnífica prosa em muitos aspectos ao mesmo nível que Bernardes e Vieira.

Inocêncio V, 401 e XVI, 156.

Referência: 1701PG011
Local: M-14-D-18


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters