RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PINTO CORREIA. (Armando) TIMOR DE LÉS A LÉS.

Pelo Capitão... Republica Portuguesa. Ministério das Colónias. Divisão de Publicações e Biblioteca. Agência Geral das Colónias. Ministério das Colónias. Lisboa. MCMXLIV [1944].

De 22x17 cm. com 370 páginas. Encadernação com lombada em pele e corte das folhas pintado de verde à cabeça. Ilustrado com 27 extratextos e um mapa do território em folha desdobrável.

As ilustrações incluem retrato de corpo inteiro do autor, reproduções de paisagens e edifícios (muitos deles destruídos durante a ocupação Japonesa), fotografias de tipos representativos dos diversos grupos étnicos, incluindo uma fotografia do Régulo D. Aleixo que viria a morrer a combate com os japoneses.

Contributo muito importante para o conhecimento da história e dos costumes das populações de Timor, com grande valor etnográfico, antropológico e linguístico.

Trata-se de uma colectânea póstuma de escritos do autor com prefácio de Teófilo Duarte. Está dividida em 4 partes: Um Pouco de história, Impressões da chegada à colónia, Aspectos da vida no interior, No Timor Holandês e uma conclusão intitulada Aspecto Geral do Timor Português.

Armando Pinto Correia. (Estreito da Câmara de Lobos, Madeira 1897 – Moçambique 1943) foi oficial do exército e depois seguiu a carreira administrativa. Integrado no CEP, participou em combates na Flandres, foi um dos cadetes de Sidónio e participou no 28 de Maio de 1926. Foi Administrador da circunscrição de Baucau de 1928 a 1934, função em que mostrou as suas brilhantes qualidades e a dedicação à melhoria da vida das populações entregues à sua responsabilidade. Dois dos seus principais colaboradores timorenses, que autor muito elogiou nas suas obras, são antepassados do Bispo de Dili, D. Ximenes Belo. Posteriormente prestou serviço em Angola e em Moçambique, onde faleceu prematuramente.

Referência: 1701PG038
Local: FR-2-G-26


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters