RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTA MARIA, Frei Agostinho de. HISTORIA DA FUNDAÇAÕ DO REAL CONVENTO DE SANTA MONICA

da Cidade de Goa, Corte do Estado da India, & do Imperio Lusitano do Oriente, fundado pelo Ilustríssimo e reverendíssimo Senhor DOM FR. ALEIXO DE MENEZES, primaz das Hespanhas, & da India, Vice- Rei de Portugal, & Presidente do Conselho do mesmo Reino em a Corte de Madrid: Em que se referem os prodígios que houve em sua erecção, as grandezas, contradições, trabalhos, & vexações, que depois de fundada padecèraõ as Religiosas por espaço de trinta annos, atè que foraõ obradas aquellas maravilhas (que admiràraõ o mundo) pela Santissima Imagem do Senhor Crucificado do Coro do mesmo Convento a favor de suas devotas, & perseguidas Esposas: com as vidas das VV. Madres Fundadoras, & de outras muitas Religiosas assinaladas em virtude: OFFERECIDA À M. REVERENDA MADRE PRIOREZA, & mais Religiosas do mesmo Convento de S. Monica POR FR. AGOSTINHO DE SANTA MARIA, Definidor Géral da Congragaçaõ dos Agostinhos Descalços de Portugal, natural de Estremoz. LISBOA, Na Officina de ANTONIO PEDROZO GALRAM. Com todas as licenças necessárias. Anno de 1699.

In 8º de 21x16 cm. com [xii], 819, [i] págs.

Encadernação do Século XIX, com lombada em pele, decorada com ferros a ouro.

Exemplar com assinatura de posse, coeva, no rosto: Dos Religiosos Agostinhos Descalços de Jesus Maria da Cidade de Coimbra. Outra assinatura no canto superior direito da mesma folha: Miguel Osorio. Lisboa. Tem manchas junto ao festo nalgumas folhas

1ª e única edição, muito rara.

As folhas preliminares contêm: Soneto em louvor do autor de Fr. Felix do Espírito Santo, dedicatória do autor, prólogo e protestação do autor e licenças. Vestígios de traça nas folhas preliminares. Impressão muito nítida em caracteres redondos e itálicos, ornamentada com cabeções decorativos e alegóricos, iniciais decoradas e florões de remate.

Obra dividida em 4 livros. O primeiro descreve a fundação do convento por iniciativa de D. Frei Aleixo de Meneses e as primeiras dificuldades que as religiosas enfrentaram, o segundo livro narra os conflitos das freiras com a Câmara de Goa e com o Vice Rei, Conde de Linhares, o terceiro livro descreve as características do convento e a sua organização interna, o quarto contém as biografias de numerosas religiosas.

Fr. Agostinho de Santa Maria (Extremoz 1642 – Lisboa 1728) Exerceu na sua ordem os cargos de cronista e vigário geral e foi um historiador muito importante e um escritor do período baroco notável pelo seu estilo simples e claro.

Samodães, 3013.

Inocêncio I, 18. 91) (C) Historia da fundação do Real Convento de S. Monica da cidade de Goa... fundado pelo Ill.mo e R.mo Sr. D. Fr. Aleixo de Menezes, Primaz das Hespanhas e da India... Em que se referem os prodigios que houve em sua erecção as grandes contradicções, trabalhos e vexações que depois de fundado padeceram as religiosas, etc... Com as vidas das fundadoras e de muitas outras religiosas. Lisboa por Antonio Pedrozo Galrão 1699. 4.º de XII819 pag. - Pouco vulgar, e estimada pelas noticias que contém. Preço de 720 a 960 réis.

Referência: 1701PG046
Local: M-13-D-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters