RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTA CATARINA BRAGA. (António Alfredo de) MISCELLANEA OU COLLECÇÃO CURIOSAS DE VARIOS ESCRIPTOS RELIGIOSOS, CIVIS, POLITICOS, MORAES E LITERARIOS,

de diversos authores, a principiar pel’os do insigne e eloquente Orador Fr. Antonio Alfredo de Santa Catharina Braga. Egresso do extincto Convento de S. Antonio do Valle da Piedade no Porto. Publicada por Francisco de Sales Gomes Cardozo e Francisco Jozé Coutinho. Tomo I. Typographia Commercial. 1849.

In 8º De 17x12 cm. com [ii], 249, [v] págs.

Encadernação, cansada, da época, com lombada em pele.

Obra rara e importante fonte para a história da independência do Brasil, bem como para o estudo da oratória sagrada e política nos inícios do Século XIX.

Inclui prólogo, exposição dos serviços prestados à Pátria por Fr. Antonio, 4 escritos de caracter político, entre eles duas memórias dirigidas a D. Pedro IV sobre medidas a adoptar antes da sua abdicação dos dois tronos de Portugal e do Brasil e 16 orações e sermões pronunciados em diversas ocasiões alguns deles no Rio de Janeiro, entre 1809 e 1830 e o resto no Porto.

António de Santa Catarina Braga (Porto ? - ?) Foi professor de filosofia na Provincia da Soledade em 1806 e depois secularizou-se passando a ser clerigo. Por motivo de perseguições políticas, devido à sua adesão ao liberalismo, fugiu para o Brasil, em 1823, de onde voltou cerca de 1831, desempenhando posteriormente diversas funções eclesiásticas. No Brasil pertenceu à Comissao Mista Portuguesa e Brasileira prevista no artº 8 do tratado de 29 de Agosto de 1825, para resolver as questões decorrentes da independência do Brasil, relativas a reclamações e indemnizações.

Inocêncio I, 81 e VIII, 75.

Referência: 1703PG010
Local: 8-11-E-46


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters