RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIEGAS GUERREIRO. (Manuel) NOVOS CONTOS MACONDES.

Recolha, introdução e comentários de … Junta de Investigações Científicas do Ultramar. Lisboa. 1974.

De 24,5x18,5 cm. com 71 págs. Brochado. Ilustrado com os retratos dos narradores de histórias macondes Alicududa e Miguel Licaunga.

Viegas Guerreiro afirma que os contos são: «um relato vivo do que quotidianamente acontece, um documento imprescindível ao conhecimento da natureza, da cultura e do carácter de seus portadores e criadores.»

Obra regista 14 contos que transmitem uma grande riqueza de informações sobre variados aspectos da vida e do pensamento deste povo de Moçambique.

Manuel Viegas Guerreiro (Querença, Loulé 1912 – Carnaxide 1997) Doutorou-se em etnologia em 1969 e foi professor catedrático da Universidade de Lisboa. Anteriormente tinha sido colaborador do Doutor Leite de Vasconcelos e depois do seu falecimento editou a Etnologia Portuguesa, a partir do 4º volume, tendo como base os apontamentos deixados por este grande mestre. Colaborou também com o grande antropólogo Jorge Dias nas suas investigações sobre os Macondes. A parte mais notável da sua vasta obra é aquela relacionada com as literaturas populares e orais.

Referência: 1704PG044
Local: I-8-C-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters