RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BETTENCOURT. (Emiliano Augusto de) ATLAS PECUARIO DE PORTUGAL.

Mappas representativos do valor absoluto e relativo dos gados, por Districtos e Concelhos segundo o recenseamento a que se procedeu na conformidade do Decreto de 22 de Junho de 1870. Lith[ographia] C. Maigne. Lisboa. [1870]

In fólio (de 46,5x35,5 cm) Com folha de rosto e 18 fólios com mapas.

Encadernação do século XX em tela com rótulo vermelho na pasta anterior (com o título da obra). Exemplar preserva a capa de brochura anterior (espelhada) com assinatura de posse do General [Augusto Xavier] Palmeirim.

Ilustrado com 18 mapas apresentam a seguinte escala: Mapa de Portugal continental na escala 1:2.000.000. Mapas dos 17 Distritos na escala 1/400.000, nomeadamente: Aveiro; Braga; Bragança; Beja; Castelo Branco; Coimbra; Évora; Faro; Guarda; Leiria; Lisboa; Portalegre; Porto; Santarém; Viana do Castelo; Vila Real; e Viseu.

Belíssima impressão litográfica com mapas de grande nitidez sobre fólios de papel encorpado.

Contém folha de rosto cromolitografada com uma cercadura de motivos florais.

Cada fólio apresenta um mapa distrital com as sedes de concelho; os cursos dos principais rios; uma escala graduada e numerada; uma orientação dos pontos cardiais; e uma legenda estatística:

Legenda OOOOOOO - «Classificação das diversas espécies segundo o valor pecuário». Cada Distrito apresenta os Concelhos demarcados e com a descrição estatística de cada um. Em cada um deles apresenta-se a descrição gráfica com a classificação da importância relativa das espécies pecuárias segundo o valor pecuniário (económico), nomeadamente correspondendo uma cor a de cada tipo de gado: gado cavalar; gado mular; gado azino; gado vacum; gado ovino, gado caprino, e gado suíno.

Legenda 100: «Indicação do valor total da pecuária de cada conselho, sendo representado por 100 o maior valor». Note-se uma forma de representação gráfica que salienta em cada Distrito o respectivo Concelho no qual a pecuária tem o maior peso, sendo a este concelho atribuído o valor 100, e aos restantes concelhos atribuem-se notas inferiores e comparativas. [Por exemplo no Distrito de Vila Real a notação máxima 100 vai para Montalegre; a cidade de Vila Real tem a notação 43; e a notação mínima é de 3 em Mezão Frio].

Belo exemplar de uma obra valiosa para o estudo da agricultura e da economia em Portugal no século XIX.

Inocêncio IX, 169: «Emiliano Augusto de Bettencourt, Empregado na Repartição técnica do Ministério das Obras publicas, etc. [autor de]: Diccionario chorographico de Portugal. Lisboa, 1870. […] É também autor de cartas geográficas, que foram premiadas nas exposições de Lisboa e Porto».

Inocêncio X, 92: «O Sr. General Palmeirim, de quem se fez a devida menção neste Dicc., tomo I, pag. 349; e tomo VIII, pag. 312, […] digno par do reino, do conselho do sua Majestade Fidelíssima, gran cruz das ordens de Avis, da Coroa de Italia, etc.; comendador da Torre e Espada, da Legião de Honra, etc. E aproveitarei o ensejo para dizer igualmente que sauí inexacta a data do seu nascimento, que ocorreu a 20 de dezembro de 1807».

Referência: 1707PG006
Local: M-grande formato-4/5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters