RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BETTENCOURT. (Emiliano Augusto de) ATLAS PECUARIO DE PORTUGAL.

Mappas representativos do valor absoluto e relativo dos gados, por Districtos e Concelhos segundo o recenseamento a que se procedeu na conformidade do Decreto de 22 de Junho de 1870. Lith[ographia] C. Maigne. Lisboa. [1870]

In fólio (de 46,5x35,5 cm) com folha de rosto e 18 fólios com mapas.

Encadernação do século XX, em tela, com rótulo vermelho na pasta anterior com o título da obra.

Exemplar preserva a capa de brochura anterior (espelhada) com assinatura de posse do General [Augusto Xavier] Palmeirim.

Ilustrado com 18 mapas que apresentam a seguinte escala: Mapa de Portugal Continental na escala 1:2.000.000. Mapas dos 17 Distritos na escala 1/400.000, nomeadamente: Aveiro; Braga; Bragança; Beja; Castelo Branco; Coimbra; Évora; Faro; Guarda; Leiria; Lisboa; Portalegre; Porto; Santarém; Viana do Castelo; Vila Real; e Viseu.

Belíssima impressão litográfica colorida, com mapas de grande nitidez sobre fólios de papel encorpado.

Contém folha de rosto com uma cercadura de motivos florais com o título com as cores da bandeira de Portugal, vermelho e verde.

Cada fólio apresenta um mapa distrital com as sedes de concelho, os cursos dos principais rios, uma escala graduada e numerada, uma orientação dos pontos cardeais e uma legenda estatística.

Mapas gráficos com as legendas coloridas e com as respectivas percentagens - Classificação das diversas espécies segundo o valor pecuário.

Cada distrito apresenta os concelhos demarcados e a sua descrição estatística. Em cada um deles apresenta-se a descrição gráfica com a classificação da importância relativa das espécies pecuárias segundo o seu valor pecuniário (económico), correspondendo uma cor a cada tipo de gado: gado cavalar, gado mular, gado azino, gado vacum, gado ovino, gado caprino e gado suíno.

Legenda 100%: «Indicação do valor total da pecuária de cada conselho, sendo representado por 100 o maior valor». Note-se uma forma de representação gráfica que salienta em cada distrito o respectivo concelho no qual a pecuária tem o maior peso, sendo a este concelho atribuído o valor 100 e aos restantes concelhos atribuídas notas inferiores e comparativas. [Por exemplo no Distrito de Vila Real a notação máxima 100 vai para Montalegre, a cidade de Vila Real tem a notação 43 e a notação mínima é de 3 em Mezão Frio].

Belo exemplar de uma obra valiosa para o estudo da agricultura e da economia em Portugal no século XIX.

Inocêncio IX, 169: «Emiliano Augusto de Bettencourt, Empregado na Repartição técnica do Ministério das Obras publicas, etc. [autor de]: Diccionario chorographico de Portugal. Lisboa, 1870. […] É também autor de cartas geográficas, que foram premiadas nas exposições de Lisboa e Porto».

Inocêncio X, 92: «O Sr. General Palmeirim, de quem se fez a devida menção neste Dicc., tomo I, pag. 349; e tomo VIII, pag. 312, […] digno par do reino, do conselho do sua Majestade Fidelíssima, gran cruz das ordens de Avis, da Coroa de Italia, etc.; comendador da Torre e Espada, da Legião de Honra, etc. E aproveitarei o ensejo para dizer igualmente que sauí inexacta a data do seu nascimento, que ocorreu a 20 de dezembro de 1807».

Referência: 1707PG006
Local: M-grande formato-2/3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters