RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DALLA-BELLA, João António. NOTICIAS HISTORICAS E PRATICAS ACERCA DO MODO DE DEFENDER OS EDIFICIOS DOS ESTRAGOS DOS RAIOS

COMPILADAS PELO DOUTOR JOÃO ANTONIO DALLA BELLA, LENTE DE FILOSOFIA EXPERIMENTALNA UNIVERSIDADE DE COIMBRA: E OFFERECIDAS AO ILL.MO E EXC.MO SENHOR SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELLO, MARQUEZ DE POMBAL, MINISTRO, E SECRETARIO DE ESTADO DE SUA MAGESTADE FIDELISSIMA, SEU LUGAR-TENENTE NA FUNDAÇAM DA MESMA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, &c. &c. &c. LISBOA, NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. ANNO DE M.DCC.LXXIII. Com Licença da Real Mesa Censoria.

De 21x16 cm. Com [xvi], 88 pags.Ilustrado com uma gravura desdobrável extratexto.

Primeira edição de um dos primeiros livros publicados em Portugal sobre electricidade, e nomeadamente sobre o pára-raios.

Muito raro e importante.

Criado em meados do século XVIII, o pára-raios foi um dos primeiros aspectos relacionados com a electricidade a serem estudados, sendo o trabalho publicado mais conhecido e importante o de Benjamin Franklin em 1752. Resultado de uma passagem por Italia entre o fim da leccionação no Colégio dos Nobres e o início na Universidade de Coimbra, dalla Bella compilou vários estudos de que entretanto tomou conhecimento sobre a matéria, melhorando-os, sendo este o seu primeiro contributo escrito em Portugal.

Além dos aspectos práticos e científicos na construção do pára-raios, dalla Bella acrescenta uma grande defesa sobre o uso daquele instrumento numa época em que eram postos em causa os seus benefícios. Acrescenta-se também um interessantíssimo factor que é a citação de um vastíssimo conjunto de obras sobre a matéria, fazendo deste pequeno livro uma fonte biblográfica inestimável.

João António Dalla-Bella (c.1726 - c.1825) nasceu em Pádua, licenciando-se na Universidade de Coimbra em Filosofia sendo posteriormente chamado pelo Marquês de Pombal para aí leccionar depois de reforma de 1772. Tinha antes exercido o cargo de professor de física Experimental no Colégio dos Nobres em Lisboa.

Inocêncio v.3. p.288;v.10, p.153.

Referência: 1709NM002
Local: M-11-B-30


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters